por 17:08 Cascavel, Leonaldo Paranhos

Natal para Todos reúne cerca de 40 mil pessoas no centro de Cascavel

Uma festa emocionante que reuniu pelo menos 40 mil pessoas na noite de ontem (24) marcou abertura do Natal para Todos 2019 em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. Inclusiva, com show de fotos de baixo estampido e tradução simultânea em Libras no palco fez a diferença nesta edição, que também teve uma chegada diferenciada do Bom Velhinho, que pediu ajuda das crianças para descer de dois prédios do Centro, foi parar em cima da Catedral e depois, de forma “mágica”, caiu no palco, onde foi recepcionado pelo prefeito Leonaldo Paranhos e demais autoridades.

A noite foi aberta pelo Grupo Harmony, que garantiu apresentações musicais empolgantes. Também arrancaram aplausos da população os cerca de 200 alunos do Coral Encanta Cascavel que é composto por 700 alunos da Rede Municipal de Ensino, que interpretaram as tradicionais canções natalinas Anoiteceu, Bate o Sino, Pinheiro e E Vem Chegando o Natal. Momento emocionante ficou por conta dos cantores líricos: as cascavelenses Karoline Schmidt e Dayne Maciel, seguidas por Sady Ricardo, de Curitiba, levaram o público a um clima reflexivo; as lanternas dos celulares da plateia acabou deixando a noite ainda mais cativante. O pastor Daniel e o padre Adimir conduziram a abertura religiosa natalina, num momento ecumênico, lembrando o real sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo.

Luzes e Fogos

Após a chegada do Papai Noel, foi apresentada a decoração natalina luminosa da cidade, seguida do show de fogos, de baixo estampido, com duração de seis minutos.

Festa da união

O Natal para Todos, segundo o prefeito Paranhos, foi pensado em cada detalhe para realmente cumprir com a proposta de inclusão. “Esta frase precisa fazer sentido para as todas as pessoas e ser cumprida de fato, para que o Natal, que é momento de perdão e reflexão, incentive o reconhecimento e o respeito a todas as pessoa, e precisamos buscar cada vez mais isso, pois a cidade não pode ser um monumento frio, apenas de obras; a cidade é boa quando existe amor e solidariedade!”.

Paranhos explicou que ao pensar o Natal para Todos, deseja-se que “as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o  envolvimento com a data, de emoção e reflexão comum e que as famílias possam se confraternizar neste clima mágico e fraterno, pois muitas pessoas só têm esta opção comunitária  para celebrar a data, conforme foi constatado em vários depoimentos que ouvimos aqui. Nossa vida não pode ser resumida em desafios materiais. A gente faz o que é possível fazer e deve seguir, agradecendo. Uma cidade boa é a cidade que se respeita e é justa com todos”, completou.

Casinha do Papai Noel

Após a chegada do Papai Noel, o  Bom Velhinho não teve descanso e já foi para a casinha preparada para a estadia dele na cidade até ao Dia de Natal, 25 de dezembro. Ele ficará alojado num espaço ao lado da cruz da Catedral, numa área de 100 m² com um jardim externo coberto. A casinha pode ser visitada durante o dia, a partir das 9 horas.

Programação de atendimento do Noel

De 25/11 a 23/12:

– Segunda a sexta: das 18h às 22h

– Sábados: das 9h às 23h

– Domingos: das 14h às 23h

Dia 24/12: das 9h às 16h

Projeções Mapeadas

Novidade para Cascavel neste Natal, são as projeções mapeadas, que poderão ser conferidas na Praça da Catedral nas noites de 19, 20 e 21 de dezembro.

Trata-se de um espetáculo criado em projeção mapeada, em 3D, produzido pela Labirinto Produções, de Curitiba, trazidas à cidade por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O espetáculo que é realizado em grandes centros, como Curitiba e São Paulo, é projetada em cenário especialmente criado para a o evento e, junto com ela, será realizada uma peça teatral, que dará a impressão ao espectador de estar inserido em centenas de lugares diferentes, num imersão de cores e formas. A duração é de 35 minutos cada, que além das projeções contam com interação com artistas reais que dialogam com o público; também serão realizadas execução de filmes natalinos e oficinas de videomapping.

Programação Cultural

A Secretaria de Cultura e Esportes também já definiu a programação cultural. Todas as noites, no período de 25 de novembro a 23 de dezembro, a Praça da Catedral será palco para apresentações natalinas.

Fechar