por 09:55 Ademir Bier, Destaques, Elio Rusch, Paraná • Um Comentário

Um nascimento e um falecimento dão a Marechal Cândido Rondon dois deputados na Alep

Um nascimento e um falecimento darão ao município de Marechal Cândido Rondon dois deputados na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em pouco menos de 1 semana. Com seus 53.495 habitantes, o município da microrregião de Toledo, no Oeste do Paraná, por razões opostas, vai passar a contar com Élio Rusch em razão de nascimento e Ademir Bier em função de falecimento.

Quem anota é o advogado Gilmar Cardoso, da coluna Grande Expediente, que lembra que com a nascimento da segunda filha, Maria Valentina, a deputada Maria Victoria (PP) se afastou das atividades na Assembleia Legislativa do Paraná para o cumprimento da licença maternidade, conforme Emenda Constitucional nº 42, de 12 de dezembro de 2018.

Com a vacância temporária do cargo e com prazo superior a 120 dias, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), convocou o suplente, deputado Elio Rusch (DEM), que tomou posse na quarta-feira, dia 31 de março durante a sessão plenária. A função será exercida por ele pelos próximos 180 dias.

Já o falecimento do deputado estadual Delegado Recalcatti (PSD), ocorrido na noite da última sexta-feira (09), faz com que o suplente Ademir Bier (PSD), que também representa a cidade, assuma a vaga. Recalcatti tinha 72 anos estava em seu segundo mandato no Legislativo estadual e era o presidente da Comissão de Cultura da Assembleia. Sofreu um

Quem é Elio Rush

Rusch desempenhou sete mandatos sucessivos no Legislativo estadual. Nas eleições de 2018, ficou na suplência. Em abril de 2019 assumiu a vaga, também de forma temporária e nesta legislatura, é a segunda vez que o deputado assume a função em razão da licença maternidade da deputada Maria Victoria.

Elio Rush tem vasta experiência parlamentar. Assume a vaga com a licença de Maria Victoria.

O deputado Elio Rusch trabalha pelo desenvolvimento do Paraná desde que iniciou sua trajetória política na década de 1970, ao se eleger vereador pela primeira vez em Marechal Cândido Rondon, ocupando essa posição ainda outras duas vezes, sempre com expressiva votação. Gaúcho de Crissiumal e paranaense de Marechal Rondon, Elio Rusch é um dos poucos políticos na Casa que se mantém no mesmo partido desde o início (DEM).

Quem é Ademir Bier

O deputado Ademir Bier, nascido na cidade gaúcha de Erechim veio ainda muito jovem com sua família para Curitiba. Começou a trabalhar cedo, exercendo as funções de auxiliar de cartório, comerciante e corretor de imóveis. Graduou-se em Administração de Empresas na década de 1970, época em que se casou com sua companheira, Roseli Bier.

Ademir Bier, ex-deputado estadual assume novamente a vaga na Assembleia Legislativa
Ademir Bier, ex-deputado estadual assume novamente a vaga na Assembleia Legislativa

Em 1977, foi residir em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, onde iniciou a sua carreira política. Eleito presidente do PMDB em dois biênios, compôs chapa vitoriosa no primeiro sufrágio direto daquele município (1985), na qualidade de vice-prefeito. Ao longo da mesma gestão, ficou responsável também pela Secretaria de Finanças e Administração

Elegeu-se prefeito rondonense pelo PMDB no ano de 1992, cumprindo mandato entre janeiro de 1993 e dezembro de 1996. Sua administração até hoje é referência de lisura e competência em toda a região, com diversas obras que perduram até hoje. Por esse motivo, obteve 93% de aprovação popular ao final do mandato. Nesse período, foi vice- presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Chegou ao seu quarto mandato, tendo conquistado 51.147 votos que lhe renderam a 23ª melhor votação entre os 54 deputados estaduais do Paraná (oitavo colocado entre os 13 eleitos pelo PMDB). Na referida ocasião, foi o mais bem colocado nas urnas de onze municípios e segundo lugar em outras dez cidades do estado. Nas eleições de 2014, elegeu-se para o seu quinto mandato, com 45.699 votos, também pelo PMDB. Em 2018 conquistou 26.015 votos pelo PSD ficando na suplência da legenda.


Ademir Bier foi o Presidente da Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio no Paraná e vice-presidente nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Presidente do Parlamento do Sul (Parlasul), que integra os legislativos estaduais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Sobre Marechal Cândido Rondon

A cidade de Marechal Cândido Rondon contra dentre seus atrativos turísticos e aspectos culturais com a tradicional Oktoberfest, festa tradicional alemã, onde além de muito chopp e dança, é servido Café Colonial e pratos típicos germânicos. Outra festa gastronômica é a “Festa Nacional do Boi no Rolete”, que ocorre anualmente e faz parte das comemorações do aniversário da cidade. Feiras, exposições de orquídeas, festival de pratos típicos e café colonial são atratividades muito apreciadas pelos moradores e visitantes na Expo Rondon – Feira da Indústria e Comércio.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com