Written by 8:27 Sem categoria • 7 Comments

Na Tríplice Fronteira, carro de luxo sem tributo e por um preço paraguaio

Por Denise Paro, na Gazeta do Povo:

A facilidade para adquirir a carteira de imigrante no Paraguai está fazendo com que brasileiros cruzem a fronteira para comprar carros de luxo e voltem sem pagar nenhum tributo de importação.

Oficial­­mente, o documento que concede dupla cidadania só pode ser obtido por quem mora no Paraguai e comprove isso. Mas, na prática, é fácil burlar as regras, seja via corrupção de fun­­cionários públicos ou falsificação de comprovantes.

Muitos brasileiros residentes em Foz do Iguaçu apresentam endereços de paraguaios para conseguir a carteira, que custa R$ 2 mil, quando feita com ajuda de despachantes, ou R$ 450, diretamente no setor de migrações. Em quatro meses, o requerente recebe o documento.

O chefe da Direção Geral de Migrações em Ciudad del Este, Tomaz Alvarez Jara, diz que cresceu o número de brasileiros em busca da carteira de migração. “Aumentou de 10% a 13% nos últimos dois anos”, diz.

A imprensa paraguaia denuncia que os documentos podem ser adquiridos em até 30 minutos, inclusive com a dispensa de exames médicos que são obrigação para qualquer cidadão estrangeiro.

Com a carteira em mãos, os brasileiros compram carros de marcas como Honda, Mitsu­­bishi, Toyota e Hyundai com preços até 50% mais baratos dos praticados no Brasil.

A estratégia é adotada para burlar as regras da Receita Federal (RF) porque quem mora no Brasil só pode ter um bem estrangeiro se fizer o trâmite de importação. Para trazer o carro legalmente do Paraguai é preciso pagar uma série de impostos que pode chegar a 123% sobre o valor do veículo.

Fiscalização

LEIA MAIS

(Visited 53 times, 1 visits today)

Close