por 17:00 Sem categoria

Na maioria dos municípios eleição será plebiscitária

Na maioria dos municípios eleição será plebiscitária

Uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (registro de candidaturas) mostra que na maioria dos municípios paranaenses a eleição será plebiscitária, ou seja, existem apenas dois candidatos a prefeito. Dos 383 dos 399 municípios que já informaram ao TSE a lista de candidaturas, em 214 cidades apenas dois nomes estão na disputa pela prefeitura. Em outras 29 cidades há apenas um candidato a prefeito.

Londrina é o município que disputa envolve o maior número de candidatos (9). Em outras três cidades – Curitiba, Maringá e Goioerê – há 8 candidatos. Cascavel é a única cidade a ter 7 candidatos e em Apucarana e Ponta Grossa são 6 na disputa. Em 93 cidades paranaenses há 3 candidatos disputando o cargo de prefeito; em 29 cidades, 4 candidatos. Há 17 municípios com 5 candidatos.

Os candidatos únicos a prefeito estão em Arapuá (Deodato Matias, do PMDB); Boa Esperança (Cláudio Gotardo, do PSDB); Bom Jesus do Sul (Paulo Deola, do PDT); Cafeara (Mário Aparecido Bega, do PMDB); Campina do Simão (Miro, do PMDB); Cruz Machado (Bibi Pasa, do PDT); Douradina ( José Carlos Pedroso, do PMDB); Entre Rios do Oeste (Ari Maldener, do PP); General Carneiro (Ivanor Dacheri, do PSB); Guaraqueçaba (Cleantes Coelho Xavier, do PR); Inajá (Nilson Monteiro, do PMDB); Itaúna do Sul (Tomás Bajo, do PTB); Japurá (Clóvis Peres, do PDT); Jardim Olinda (Fernando Siroti, do PMDB); Loanda (Alvaro de Freitas Neto, do PR); Matelândia (Edson Primon, do PMDB); Mariselva (João Carlos Ferrer, do PTB); Nova Esperança do Sudoeste (Norberto Goerdet, do PMDB); Paraíso do Norte (Carlos Alberto Vizzotto, do PT); Paula Freitas (Paulo Henrique Matos de Almeida, do PTB); Pinhal de São Bento (Jaime Ernesto Carniel, do PMDB); Pinhão (Odir Antonio Gotardo, do PT); Prado Ferreira (Dirceu da Silva Alves, do PMDB); Quarto Centenário (Reinaldo Krachiski, do PMDB); Salto do Itararé (Aparecido de Jesus, do PSC); Salto do Lontra (Luiz Carlos Gotardi, do PMDB); Tupãssi (José Carlos Mariussi, do DEM); Três Barras do Paraná (Gerso Gusso, do DEM); Vera Cruz do Oeste, Ivete Gonzatto, do DEM).

PS.: Apesar de não ser citada, Foz do Iguaçu conta com seis candidatos – o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), Sâmis da Silva (PMDB), Dilto Vitorassi (PT), Reni Pereira (PSB), José Aiex (PSol) e Anderson Marcos Chichonski (PSDC).

Fechar