Arquivos

Categorias

Na fronteira, Foz recebe demanda de 700 mil para os serviços de saúde

Na fronteira, Foz do Iguaçu recebe demanda de 700 mil para os serviços de saúde

Todas as cidades polos brasileiras recebem demandas acima de sua população, mas o caso de Foz do Iguaçu é mais sui-generis. A cidade paranaense, da tríplice fronteira, com menos de 300 mil moradores, recebe um impacto de demanda de serviços, entre eles o de saúde, de uma população de 700 mil pessoas. A constatação, de domínio público na região, é respaldada agora por pesquisa do IBGE que apresenta os motivos das dificuldades de municípios fronteiriços em manter a qualidade no atendimento dos serviços públicos prestados.

O estudo “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil” buscou mapear as interações entre as cidades brasileiras, com base em dados do censo de 2010. Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste (no Paraguai) formam a maior região que o IBGE chama de arranjos fronteiriços, incluindo sete municípios e 675 mil pessoas entre Brasil, Paraguai e Argentina. A cidade brasileira faz fronteira ainda com os municípios paraguaios de Presidente Franco e Hernandarias.

Em Foz do Iguaçu, os moradores da tríplice fronteira não só buscam o atendimento na saúde pública, mas também nas áreas da educação e serviços sociais. O prefeito Reni Perreira (PSB) adianta que a pesquisa reforça os pedidos por mais recursos junto ao governo federal. “Agora começou a se tornar público a questão que antes parecia ser um problema apenas de Foz do Iguaçu. Finalmente, um órgão de credibilidade como é o IBGE reconhece que além dos sete municípios do oeste do Paraná, a população de Ciudad del Este no Paraguai é assistida também por Foz do Iguaçu”, ressaltou Reni .

Reni Pereira lembrou ainda de portaria da presidente Dilma Rousseff reconhecendo as políticas públicas e o universo desses núcleos populacionais de fronteira . Agora, o prefeito, com os números do IBGE, vai solicitar aumento de recursos junto aos governos federal e estadual, principalmente para a área da saúde. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, referência na região, e o único que atende integralmente pelo SUS, tem cadastrados cerca de “800 mil cartões SUS”, sendo que Foz do Iguaçu tem pouco menos de 300 mil habitantes.

A pesquisa do IBGE mostra que hoje o Brasil tem 27 municípios que fazem fronteira com seis países formando grandes núcleos urbanos com aproximadamente 2 milhões de pessoas se movimentando nessas fronteiras, de um país ao outro. A situação das cidades fronteiriças foi divulgada na reportagem do Bom Dia Brasil, noticioso da Rede Globo, no dia 31 de março. “A gente verifica uma certa dificuldade por parte dos prefeitos, por que legalmente uma população que deveria atender, que é a população do seu município, para saúde e educação e na verdade acaba atendendo uma população muito maior”, disse a coordenadora do IBGE do Mato Grosso do Sul, Izabel de Paula Costa.