Arquivos

Categorias

Na Câmara de Curitiba, Paulo Cunali vai defender a saúde e a educação cidadã

paulo-cunali

O cirurgião dentista Paulo Cunali decidiu este ano pela primeira vez se candidatar a um cargo político eleitoral. No dia 2 de outubro, ele irá concorrer a uma das 38 vagas na Câmara de Vereadores de Curitiba, com o número 30030 pelo Partido Novo. Na Casa de Leis, Cunali terá como bandeiras prioritárias a defesa do sistema público de qualidade e a educação cidadã, com ensino integral em todas as escolas da rede municipal, até o ensino médio.

A má gestão torna a saúde um dos setores que mais afetam os curitibanos. “37% da população aponta a saúde como o principal problema que deve ser encarada como doença crônica (que não tem cura), pois dependerá cada vez mais de recursos do SUS, que já não existe”, analisa Cunali.

Este grave problema, segundo o candidato a vereador, só terá solução com atitudes que visem a prevenção de verdade com o médico do bairro, e através de parcerias pública privadas com planos de assistência médica, e/ou com um sistema de “vaucher”. O sistema de Curitiba é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, que infelizmente não consegue dar uma resposta convincente.

Com um orçamento de R$ 1,6 bilhão e 9.941 profissionais atuando pela SMS-PMC, o problema esta ainda muito longe de ser resolvido. “O curitibano não é mais doente que munícipes de outras cidades. O que acontece é que não existe dinheiro suficiente para investir na saúde na proporção da necessidade e do aumento da nossa longevidade. Estamos carentes de atendimento preventivo e nas atenções primárias”, ressaltou.

A Educação Cidadã, também terá uma atenção de Cunali na Câmara de Vereadores. “Serei defensor do ensino em tempo integral para todas as escolas da rede municipal de educação de Curitiba, até o ensino médio. Mais conteúdo para o futuro cidadão. Mais tranquilidade para os pais que trabalham. Maior distância da violência, do álcool e das drogas”, acredita.

O ensino em período integral é um método excepcional para aprendizado e socialização, diminui a aproximação dos jovens dos perigos do mundo das drogas e do álcool, além de propiciar aos pais o trabalho em dois turnos, sem a preocupação de como e com quem deixar seus filhos, destaca Paulo Cunali.

Biografia
Paulo Cunali nasceu em Curitiba no dia 10 de julho de 1956, filho de Paulo Afonso de Souza Cunali e de Beatriz Cunali, é casado com Isabela Messias, e pai de Renata, Rafael Bernardo e Leonardo Cunali, e avô de Maria Eduarda e Dora. Em 1979 se formou em Odontologia pela PUC-PR, instituição que se tornou professor um ano após sua formação, atividade que exerceu até 1982..

Ainda em 1980, fez concurso para Professor Auxiliar do curso de Odontalgia da UFPr, atividade que passou a exercer em março de 1982. Em junho de 2015 aposentou-se da vida acadêmica como Professor Adjunto Doutor. Nesses 35 anos de magistério, idealizou e montou as Disciplinas de Oclusão e de Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial. Montou em 1997 o 1º Curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial do Brasil na UFPr, referência nacional e internacional na área.