Arquivos

Categorias

NA ARGENTINA, PRESIDENTE DO BC BARRADO NO GABINETE

A polícia argentina impediu o presidente do Banco Central do país, Martín Redrado, de entrar na sede da instituição, em Buenos Aires, no domingo. Redrado tinha sido demitido por decreto pelo governo, em meio a uma crise institucional causada pela tentativa da presidente Cristina Kirchner de usar reservas para pagar a dívida.

Acompanhado de seus advogados, o presidente foi ao Banco Central para tentar ter acesso ao seu gabinete, mas policiais federais impediram a sua entrada, denunciou ele em um comunicado. O chefe da autoridade monetária informou que havia apresentado uma denúncia contra o chefe de Gabinete, Aníbal Fernández, que na sexta-feira disse que o presidente do BC não entraria mais na sede da autoridade monetária.

"A denúncia se deve ao fato de no domingo à tarde policiais terem impedido o seu acesso, sem ordem judicial, a seu gabinete no Banco Central, alegando terem recebido uma ordem superior, além de não admitir que Redrado era o presidente", indicou em um comunicado à imprensa. Semanas atrás, a presidente Cristina Kirchner destituiu Redrado por ter se negado a usar reservas da instituição para formar um fundo de 6,569 bilhões de dólares destinado a pagar parte da dívida de 2010. (Via Veja Online)