Arquivos

Categorias

Mutirão de limpeza já retirou cerca de 1,7 tonelada de lixo da Ilha do Mel

Um grupo de voluntários tem se reunido nos finais de semana com o objetivo de recolher todo o lixo que é descartado incorretamente. Em fase inicial o mutirão, que conta com cerca de 100 voluntários, já recolheu mais de 1 tonelada e se organiza para novo mutirão nos dias 22 e 29 de setembro.

O mutirão de limpeza na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, recolheu cerca de 50 sacos que totalizaram 1,7 tonelada de lixo. O grupo de voluntários que realizou o trabalho encontrou garrafas pet, vidros, canudos, ossadas de animais e até uma porta de geladeira.

De acordo com o organizador José Augusto Correia Salles, de 56 anos, a ação é feita na área não habitada da ilha.

“Normalmente, os outros grupos de mutirão fazem na área habitada. Nós queremos justamente chamar atenção para as áreas que ninguém mora, mas que também são poluídas. São toneladas de lixo e nem indo todo fim de semana vence tirar”, explicou.

Segundo Salles, o grupo tem cerca de 100 voluntários e já foram dois domingos de trabalho — Foto: Arquivo pessoal/José Augusto Correia Salles

Segundo ele, o grupo tem cerca de 100 voluntários, que trabalharam durante dois domingos. “Nos organizados para fazer em quatro finais de semana, com a expectativa de fazer 4 km de coleta por dia. Ao todo, é para dar uns 16 km”.

O descarte incorreto além de prejudicar o meio ambiente, também interfere na vida de quem mora na ilha. Conforme Salles, para retirar todo o lixo dali levaria meses.

Salles contou que durante a ação eles encontraram uma tartaruga morta, que estava perdendo os cascos por não ter conseguido voltar para o mar.

“Foi muito triste, ela poderia estar viva agora. Vimos também um siri que acabou entrando em uma garrafa de vidro, não conseguiu sair e cresceu lá dentro. Como o objeto estava dentro do mangue, ele se alimentava mas não saía. Pensa o desespero e a crueldade com o bicho”, afirmou.

Salles disse que durante a ação encontraram uma tartaruga morta, já perdendo os cascos por não ter conseguido voltar para o mar — Foto: Arquivo pessoal/José Augusto Correia Salles

Como participar
Conforme o organizador, qualquer pessoa pode fazer parte do grupo de limpeza. A ação será realizada em mais dois domingos, nos dias 22 e 29 de setembro.

O interessados se encontram em frente a Pousada Pôr do Sol, na Ilha do Mel, às 7h. Por volta das 7h30, eles começam a limpeza, que termina ao meio-dia.

“É uma pena deixar do jeito que está. Eu tenho família na ilha e vi esse lugar se transformar com o tempo. Não podemos ficar de braços cruzados. Esse lixo que chega até a ilha vem de Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba. Precisamos conscientizar as pessoas desse mal”, explicou.

O lixo recolhido é levado para uma empresa em Paranaguá.

Mutirão da limpeza retira na Ilha do Mel lixo, roupas, ossadas e até porta de geladeira  — Foto: Arquivo pessoal/José Augusto Correia Salles