0 Shares 205 Views

Municípios vão receber apoio para melhorar educação, diz Romanelli

12 de setembro de 2019
205 Views

 

O deputado Romanelli (PSB) participou nesta quarta-feira, 11, em Curitiba, do lançamento pelo governador Ratinho Junior do Educa Juntos. O programa da Secretaria Estadual de Educação e Esporte vai apoiar os municípios a melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes da educação infantil.

“É um apoio que vem em boa hora, nesses tempos de recursos escassos. A educação de qualidade é a prioridade de todos os prefeitos paranaenses e a proposta do Educa Juntos é a de ampliar o suporte técnico e pedagógico às escolas municipais”, disse Romanelli do programa que terá R$ 100 milhões para investimentos em três anos.

Romanelli destaca os números da educação infantil no Estado. De acordo com o Inep, o Paraná tem 382 mil alunos matriculados na educação infantil e 653,5 mil nos anos iniciais do ensino fundamental. São 8,7 mil escolas e 72,3 mil professores nas 399 cidades. “É uma nova forma de atuação do Estado em apoio a educação infantil nos municípios. Agora, as prefeituras devem aderir ao Educa Juntos para receber todo o material e o suporte previstos no programa”, disse o deputado.

Ações práticas – O suporte se dará com oferta de formação continuada aos professores, materiais didáticos para alfabetização e disponibilização do Prova Paraná aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. “Os municípios não serão obrigados a aderir ao programa, mas o Estado estará à disposição para construir um projeto que crie uniformidade no ensino, desde a base até o ensino superior”, disse Ratinho Junior.

“O Educa Juntos tem ações práticas que integram os municípios e o Estado. Vamos construir juntos o material de alfabetização, o Estado vai oferecer as provas para conferir o quanto os alunos estão aprendendo e também a tecnologia que temos na rede estadual”, disse o secretário de Educação, Renato Feder.

Edimar Santos, vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, explicou que o Estado sempre deu suporte para os municípios em áreas como transporte e merenda escolar, mas o trabalho pedagógico conjunto e a troca de experiências de aprendizagem são inéditos.

“O Educa Juntos traz algo diferente. Nós vamos mexer com as equipes pedagógicas. Obras são importantes, o transporte escolar é necessário, mas não é só isso que resolve, precisamos trabalhar no dia a dia da educação”, afirmou Santos.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.