Escrito por 17:33 Campos Gerais, Coronavírus, Paraná

Municípios da AMCG, Amcespar e Amocentro apresentam tecnologias utilizadas na pandemia

Compartilhe

Evento online na próxima terça mostra como as cidades têm utilizado a tecnologia para reduzir os efeitos da covid-19 e atender a população; Carambeí Digital conecta órgãos públicos e leva internet gratuita à população

Prefeitos e gestores dos Campos Gerais e Centro do Estado participam na próxima terça-feira (07), às 10 horas, do Webinar promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar do uso da tecnologia neste momento de crise enfrentada pelos municípios. O encontro virtual vai conectar os municípios que integram as associações de municípios da AMCG, Amcespar e Amocentro, com a participação dos prefeitos de Jaguariaíva, Jose Sloboda, de Guarapuava, César Silvestri Filho, de Inácio Martins, Júnior Benato, e de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, além do diretor de TI de Carambeí, Edison Rodrigo Coelho de Moura, e do empresário e especialista em contratos públicos, Marcel Fracaro.

“Com a impossibilidade de realizarmos eventos presenciais neste momento difícil enfrentado no mundo, a Rede Cidade Digital também está inovando e abrindo esse espaço de interação e troca de conhecimento. A pandemia está fazendo com que as Prefeituras acelerem a adoção de ferramentas e aquelas que estão defasadas tecnologicamente estão com dificuldades para atender a população e minimizar os impactos negativos que essa crise trouxe”, ressaltou o diretor da RCD.

O projeto Carambeí Digital, criado para conectar os órgãos municipais, leva internet gratuita para 200 famílias. Segundo o diretor de TI de Carambeí, Edison Rodrigo Coelho de Moura, são 8MB de velocidade através de conexão via rádio. A contrapartida para usufruir do serviço é estar em dia com os débitos municipais e arcar com o custo dos equipamentos, em torno de R$500. “Isso favorece para a pessoa ficar em casa. Muitas famílias não teriam condição de ter esse acesso, principalmente na área rural e famílias de baixa renda”, observa.

O diretor de TI destaca ainda que a pandemia reforçou ainda mais a importância das Prefeituras trabalharem com serviços em nuvem. Na semana passada, o município também lançou um mapa da covid no município,  informando os casos por região. “Vai ajudar tanto os gestores a tomarem a decisão durante a pandemia quanto informar a população. Dados que chamam a atenção e são necessários para as pessoas terem conhecimento”, ressalta.

Close