por 10:58 Sem categoria

Movimento vai difundir paz no futebol a partir das escolas

Movimento vai difundir paz no futebol a partir das escolas

Curitiba reage contra a violência nos estádios. Será lançado amanhã, (sexta-feira, 31), às 17h, no Hotel Elo da rua Amintas de Barros, o Comitê Permanente da Paz no Futebol.

A iniciativa é da Confraria Esquadrão da Torcida Atleticana (ETA), Confraria do Movimento Unido Coritibano (MUC) e da Confraria Tricolor, está última de torcedores do Paraná Clube. “Nossa intenção é mobilizar a sociedade para que ela assuma o trabalho de conscientização”, explica Doático Santos da Confraria Atleticana.

Edson Fink, do MUC, comenta que os jovens estão deixando de usar a camisa de seu time por medo de serem agredidos. “Precisamos resgatar este hábito e até mesmo a liberdade dos jovens poderem brincar com os torcedores adversários, sem medo de violência”, comenta.

Nello Morlotti, da Confraria Tricolor, conta que o comitê adotou o nome de permanente “porque o combate à violência das torcidas deve ser feito por todos e o tempo todo”.

O comitê está aberto a participação de todas as instituições e pessoas interessadas em participar das discussões e campanhas.

Os organizadores pretendem visitar as escolas públicas e particulares para levar a mensagem pela paz e pela alegria no futebol.

“O novo Estatuto do Torcedor que deve ser aprovado no Congresso até outubro trará mais rigor contra a violência e vai dar instrumentos para as autoridades agirem. Mas, em nossa opinião, só conquistaremos a paz se envolvermos as famílias e, principalmente, os jovens nesta campanha”, afirmou Doático.

As novas regras preveem, por exemplo, uma pena alternativa para o torcedor violento, em que ele deverá prestar serviço comunitário, por até três anos, sempre nos dias e horários em que seu time estiver jogando.

Lançamento do Comitê Permanente da Paz no Futebol
Sexta-feira, 31 de julho de 2009
17h
Hotel Elo – Amintas de Barros, 383 – Centro de Curitiba, em frente à Universidade Federal do Paraná.

Mais informações:
Doático Santos: 9966-8415
Edson Fink: 9681-3860
Nello Morlotti: 9901-6424

Fechar