por 15:37 Sem categoria

MOSTRA DE CINEMA PALESTINO EM FOZ DO IGUAÇU

Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, será sede de 28 a 29 de novembro de uma mostra cinematográfica retratando a história do povo palestino, sob a ocupação militar de Israel desde o final da década de 1940. O evento, “PALESTINA 1948-2008: 60 ANOS DA AL NAKBA”, terá como base as dependências do shopping Cataratas JL, com entrada gratuita.

A mostra já foi exibida este ano no Centro Cultural São Paulo e em Maringá, e agora chega a Foz do Iguaçu em sua terceira edição. O evento é promovido pelo Instituto de Cultura Árabe (ICARABE), com apoio da Itaipu Binacional e da Sociedade Árabe Palestina Brasileira de Foz do Iguaçu. Confira outros detalhes da promoção clicando no

LEIA MAIS

por 15:34 Sem categoria

MOSTRA DE CINEMA PALESTINO EM FOZ DO IGUAÇU

CINEMA PALESTINO

Longas, curtas e documentários abordam o conflito entre Israel e Palestina na mostra gratuita que acontece no shopping Cataratas JL

A vida do povo palestino sob a ocupação militar de Israel será exibida na mostra de cinema “PALESTINA 1948-2008: 60 ANOS DA AL NAKBA”, que ocorre nos dias 28 e 29/11 (6ª e sábado), no shopping Cataratas JL, com entrada gratuita. A mostra já foi exibida este ano no Centro Cultural São Paulo e em Maringá, e agora chega a Foz do Iguaçu em sua terceira edição. O evento é promovido pelo Instituto de Cultura Árabe (ICARABE), com apoio da Itaipu Binacional e da Sociedade Árabe Palestina Brasileira de Foz do Iguaçu.

É uma oportunidade de conferir documentários e filmes de ficção pouco exibidos no circuito comercial e ainda discutir o assunto com grandes autoridades sobre o tema, que vêm para a cidade especialmente para o evento. Como parte da programação será realizada a mesa redonda “IMAGEM E REALIDADE DO CONFLITO ISRAEL/PALESTINA”, dia 28/11, 6ª feira, às 20h no cinema do shopping, com participação do Prof. Dr. Emir Sader (USP, UERJ e CLACSO), da curadora da mostra Prof. Dra. Arlene Clemesha (USP e ICARABE) e do pesquisador e organizador da mostra Yuri Haasz (Foz do Iguaçu).

Este ano se completam 60 anos desde a expulsão de aproximadamente um milhão de palestinos de suas terras pelas forças armadas sionistas, em 1948. Este evento é chamado de “Al-Nakba”, que em árabe significa “A Catástrofe”. Foi nesta data que oficialmente se deu o início da sistemática expulsão do povo palestino de suas terras, que continuou em 1967 com a expulsão de mais meio milhão de pessoas, aumentando ainda mais o problema dos refugiados, que passaram a viver desde então sob domínio militar israelense.

O objetivo da mostra é marcar a data e chamar a atenção para este problema que necessita da intervenção da comunidade internacional para que cessem os crimes e abusos de direitos humanos cometidos pelo estado de Israel contra o povo palestino.

Datas: 28 e 29 de Novembro de 2008.
Local: Cinema Cineplex no Shopping JL Cataratas em Foz do Iguaçu.
Ingresso: Gratuito.

Fechar