por 10:13 Sem categoria

Morreu Ruth Cardoso

Morreu Ruth Cardoso

Dona Ruth Cardoso, de 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, faleceu na noite de hoje, no apartamento da família, em São Paulo. A informação é do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Ruth Cardoso recebeu alta na manhã de ontem no Hospital Sírio Libanês, na região central de São Paulo, onde estava internada desde a última quinta-feira, com crise de angina, que é uma dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente.

Na tarde de segunda-feira, ela foi submetida a um cateterismo no hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e ou veias coronárias. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, os médicos descartaram a necessidade de intervenção cirúrgica.

Dona Ruth já carregava no peito há algum tempo dois stents – próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura para tentar normalizar o fluxo sanguíneo.

Com a morte de Ruth Cardoso, foram canceladas todas as comemorações dos 20 anos do PSDB, que aconteceriam nesta quarta no plenário do Senado, em sessão solene. Na tarde de terça, o partido chegou a confirmar as presenças de FH, dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) e do ex-governador e candidato à prefeitura de São Paulo Geraldo Alckmin.

O ex-presidente cancelou seus compromissos para acompanhar o tratamento da mulher. No domingo, Fernando Henrique não participou da convenção municipal do PSDB, que, apesar do racha entre alckmistas e kassabistas, acabou por consagrar o ex-governador Geraldo Alckmin candidato a prefeito de São Paulo. No fim de semana, Fernando Henrique também pediu ao deputado Samuel Moreira, líder do PSDB na Assembléia, para cancelar sua palestra marcada para terça-feira em um dos auditórios da Casa. O ex-presidente falaria sobre voto distrital.

Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso (Araraquara, 19 de setembro de 1930) é uma antropóloga brasileira, professora da Universidade de São Paulo. É doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Como docente e pesquisadora atuou na USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L’Homme (Paris), Universidade de Berkeley (Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova Iorque).

É membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap – São Paulo).

Publicou vários livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.

É casada com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Durante o mandato do marido, fundou e presidiu o Comunidade Solidária, atual Comunitas, organização responsável por programas sociais e de voluntariado.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com