Written by 22:17 Brasil, Paraná, Politica

Morre o jornalista Délio Cézar

delio_cezar

do G1 PR

Morreu na madrugada desta segunda-feira (9), em Londrina, no norte do Paraná, o ex-vice-prefeito, ex-vereador e jornalista Délio Nunes Cézar, aos 75 anos. Ele estava internado há dez dias no hospital Santa Casa de Londrina para tratar de problemas hepáticos e pulmonares. O corpo será velado a partir das 12h na Câmara Municipal de Londrina. O enterro será na terça-feira (10), às 10h30, no Cemitério São Pedro. Cézar deixa esposa, três filhos e netos.

Nascido em Alegre (ES), Cézar mudou-se com a família para Londrina aos 14 anos. Na cidade, ajudou a criar os Jogos Universitários e, em 1968, o Festival Universitário de Londrina, que reunia concursos de música, teatro, artes plásticas, contos e jograis. O Festival transformou-se mais tarde no atual Festival Internacional de Londrina (FiLO).

Na política, participou da fundação do diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi eleito vereador pelo partido com 733 votos, exercendo o mandato entre 1969 e 1973.

Em 1982 foi eleito vice-prefeito de Londrina, já no PMDB, na chapa liderada por Wilson Moreira, para o mandato de 1983 a 1988. Além das funções de vice-prefeito, foi secretário Geral e secretário de Comunicação da prefeitura.

Délio Cézar trabalhou em vários jornais da região, e participou em 1989 da fundação do Jornal de Londrina. Também advogado, Cézar atuou na área criminal, tendo participado de mais de 20 júris em Londrina e outras cidades.

Em dezembro de 2013, Délio Cézar recebeu da Câmara Municipal de Londrina o título de Cidadão Honorário da cidade.
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Délio Cézar. Em nota, o prefeito lamentou a morte do jornalista e disse que “todos os londrinenses o admiravam por seu envolvimento na história social, cultural e política da cidade”.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close