por 11:13 Alexandre Curi, Assunto

Morre Niva Khoury, aos 87 anos, avó do deputado Alexandre Curi

Morre Niva Khoury, aos 87 anos, avó do deputado Alexandre Curi

​Faleceu na noite desta terça-feira (21), aos 87 anos, Niva Sabóia Khury, esposa de Anibal Khury e avó do deputado estadual Alexandre Curi (PMDB). O corpo de Dona Niva será sepultado nesta quarta-feira (22), às 16h30m, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.

Natural de União da Vitória, em 1954 mudou-se para Curitiba ao lado do marido, quando este assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual. Com Anibal, teve dois filhos: Ricardo Khury e Aníbal Khury Júnior, ambos advogados.

Teve intensa atuação na área da ação social e foi vice-presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro e presidente da Associação das Senhoras dos Deputados estaduais. Seu nome batizou várias instituições ligadas à educação no Estado, como o Centro Municipal de Educação Infantil de Balsa Nova.

Foi sempre companheira e conselheira do marido, um dos nomes mais destacados da história política paranaense, deputado estadual por 19 legislaturas, presidente da Assembleia Legislativa e governador interino do Paraná por várias ocasiões. Aníbal foi um dos responsáveis pela articulação da criação de 88 municípios paranaenses.

Em sua homenagem foi denominado um parque ambiental em Almirante Tamandaré, o centro legislativo da Assembleia Legislativa, uma rodovia e diversas ruas dos municípios do estado.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com