por 11:00 Sem categoria

Moreira assina compromisso por transparência na gestão pública

OAB
Moreira assina compromisso por transparência na gestão pública

O candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, Carlos Moreira (15), participou, na manhã desta quinta-feira (18), de um encontro promovido pelo Comitê Cidadania e Voto Consciente, que está levantando a bandeira da gestão pública transparente. O comitê integra diversas entidades, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), onde aconteceu o evento. Moreira assinou um termo de compromisso formulado pelo comitê.

De acordo com o documento, o candidato se compromete “a buscar o aprimoramento da gestão pública e o atendimento dos preceitos constitucionais” presentes na Carta Magna, especialmente no que diz respeito à transparência (divulgação de lista de cargos anuais e licitações públicas) e ao controle participativo (implantação de ouvidorias independentes). Moreira, que desde o início da campanha cobra mais transparência da atual gestão da prefeitura, assinou com tranqüilidade o termo e elogiou a iniciativa do comitê.

“O evento veio ao encontro do que o PMDB quer, ou seja, ética, honestidade e transparência de propósitos. A prefeitura precisa fazer a cidade funcionar a favor do povo. Deixamos claro que queremos uma cidade que tenha o desenvolvimento urbano ligado à educação, saúde e qualidade de vida. Sobretudo, demonstramos a transparência da nossa campanha, o que implica em transparência de gestão municipal. Se as pessoas refletirem um pouco, vão levar esta eleição para o segundo turno”, afirmou Moreira.

Durante sua explanação, o candidato do PMDB à prefeitura falou sobre a falta de transparência das organizações sociais que administram a capital, citando exemplos, como a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), o Instituto Curitiba de Informática (ICI) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). “Nos últimos oito anos, a prefeitura se especializou em um tipo de administração pública fechada, sem transparência alguma. Ela se vale de organizações sociais para gerir boa parte do que seria de sua responsabilidade. O fato é que não sabemos como essas organizações administram os recursos públicos”, ressaltou Moreira.

Moreira também destacou sua proposta de gestão municipal transparente. De acordo com o candidato, a idéia é enviar, até o mês de março, um relatório à Câmara Municipal contendo todas as ações que a prefeitura pretende realizar no ano. O documento será chamado de Plano Anual de Metas. “Queremos facilitar a fiscalização das obras pelos vereadores e pela população. Infelizmente, na atual gestão, três anos se passaram e nada foi feito. Neste último ano de mandato, houve um enchimento de obras na cidade, mas não existe o comprometimento de criar um grande projeto para Curitiba. São obras eleitoreiras”, salientou.

Uma das perguntas respondidas por Moreira foi formulada pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Questionado sobre a possibilidade da criação de um Conselho Municipal de Comunicação – que orientaria a distribuição das verbas públicas para a publicidade –, o candidato disse ser favorável à idéia. “Sou totalmente a favor. Sempre afirmei que esta gestão gasta um exagero com publicidade. Em quatro anos, serão despendidos praticamente 100 milhões de reais. Uma coisa é divulgar atos do governo, projetos sociais, outra é fazer propaganda pessoal. O gasto com publicidade deve mesmo ser controlado por um conselho municipal”, reiterou.

Opet

Carlos Moreira (15) também participou de uma palestra na Faculdade Opet, na noite de quarta-feira (17). O candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba apresentou suas propostas a estudantes, professores e funcionários da instituição. Moreira ainda respondeu perguntas sobre saúde, segurança pública, meio ambiente, geração de empregos, trânsito e transporte coletivo.

O estudante de Tecnologia em Web Design Luiz Henrique da Silva questionou Moreira a respeito de vários assuntos. Após a palestra, ele cumprimentou o candidato pela explanação. “Gostei das respostas dele, foram bem objetivas, não foram evasivas. Ele apresentou propostas bem elaboradas para a prefeitura. É, com certeza, um bom candidato”, afirmou.

Fechar