Escrito por 16:08 Curitiba

Morar no centro de Curitiba vale a pena?

Curitiba, a capital paranaense, é considerada uma das melhores cidades do país com uma ótima infraestrutura, a cidade conta com muitas parques e bosques, boa gastronomia, diversas atrações culturais, além de um dos melhores índices de desenvolvimento humano do país. É o destino certo de quem quer uma viagem com muitas opções de turismo, ou quem está procurando mudança de ares e uma nova cidade para morar, Curitiba possui destaque em qualidade de vida.

Como acontece em todas as cidades, os bairros centrais costumam ter a maior área comercial, empresarial, maior facilidade no acesso ao transporte público e mais opções de passeios e eventos culturais. Fazendo contraponto a isso, também são os bairros com maior número de habitantes, maior movimentação e barulhos, que atrapalham quem busca sossego ou fugir de uma rotina mais estressante e movimentada. O centro curitibano também não foge do padrão, é a parte mais movimentada da cidade, maior concentração de carros e maior índice de poluição, mas com vantagens que equilibram estes pontos fracos. 

Se você está ponderando uma mudança e o centro de Curitiba está na sua lista, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a decidir se vale a pena os imóveis no Centro de Curitiba.

Infraestrutura 

Como já citamos, a cidade de Curitiba é reconhecida por sua ótima infraestrutura. Seu centro urbano arborizado, bem planejado, ruas largas e limpas, o centro curitibano possui uma área comercial bem diversificada e você consegue encontrar tudo o que precisa por lá, desde shoppings, lojas de roupas, supermercado, farmácias, padarias até os mais diferentes tipos de varejo. Também possui uma gastronomia bem diversificada, ótimo para quem gosta de varias as opções de restaurantes, ou mesmo serviços de entregas de comida. 

Segurança

Como toda cidade grande, Curitiba também possui problemas de segurança, mas em comparação com outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, seu índice de violência é muito inferior. No entanto, em relação aos demais bairros, a região central possui um índice mais elevado, apesar das ruas iluminadas, rondas policiais e seguranças em prédios e condomínios. Isso ocorre devido ao maior movimento de pessoas, principalmente a noite, e por ser uma área mais comercial do que residencial, aumentando o foco de furtos e roubos.

Esse é um ponto de desvantagem, embora problemas de segurança esteja presente em todas as regiões do país, os índices nesta capital ainda fica atrás de muitas cidades do sul do país.

Transporte Público

Se você mora na cidade de São Paulo ou outra região metropolitana onde exista metrô, pode estranhar saber que, mesmo sem esse tipo de transporte, o sistema de transporte público em Curitiba é referência e conta com um esquema moderno e facilitado de linhas de ônibus. Este sistema é chamado “Rede Integrada de Transportes” (ou pela sigla RIT), contando com aproximadamente 30 empresas privadas que atendem mais de 450 linhas que ligam todas as regiões da cidade e região metropolitana. A empresa URBS (Urbanização de Curitiba S/A) é a responsável pelo gerenciamento da rede.

Os ônibus contam com corredores exclusivos de tráfego, evitando congestionamentos, além das “estações tubos”, que são terminais de conexões em pontos estratégicos da cidade, facilitando assim a locomoção dos passageiros entre os bairros curitibanos e cidades vizinhas. O sistema também permite integração, sendo assim, o usuário consegue ir de um extremo a outro da cidade apenas pagando o valor de uma passagem.

Apesar da rede de ônibus ser funcional para os moradores da cidade independente da região, o centro é privilegiado de acesso às estações-tubos e maior número de linhas.

Gastronomia

Já citamos aqui e vamos reforçar: o centro curitibano possui uma ampla variedade de restaurantes. Se você é apaixonado por gastronomia ou adora experimentar diferentes culinárias, o centro nunca te deixará cair no tédio. 

Você encontra desde cantinas italianas, churrascarias e restaurantes orientais, até tradicionais bares que servem os pratos típicos locais, como a famosa carne de onça, prato que consiste em carne moída crua temperada com especiarias (como uma espécie de steak tartar) servida com uma broa e mostarda escura. 

Os serviços de entrega de comida também não deixa a desejar e você encontra tudo com muita praticidade.

Vida Noturna

Para aquelas pessoas que gostam de baladas e bares, opção não vai faltar. O popular Largo da Ordem, que aos sábados durante o dia recebe uma grande feira de artesanatos, durante a noite é ponto de encontro de jovens e adultos que procuram desde bares com música ao vivo, ao tradicional bar com cerveja de garrafa e mesas na calçada. 

Se seu estilo for baladas, você encontra diversas casas noturnas na região, com diversos estilos musicais também, desde rock à música eletrônica.

Mas se você é um morador que procura um ambiente mais calmo, procure por apartamentos para alugar no Centro de Curitiba em regiões que sejam mais residenciais e distantes da vida noturna do centro.

Centro e Pontos Turísticos

Como área central, você tem acesso com maior facilidade também aos pontos turísticos, aproveitando para conhecer melhor a cidade. Lugares como o Jardim Botânico e Ópera de Arame ficam muito próximos ao centro.

O centro histórico de Curitiba é o ponto ideal para os amantes de arquitetura. Muito bem estruturado, preservado e limpo. Lá você encontra alguns museus, praças, restaurantes e a rua 24h, famosa por seus cafés e floriculturas.

Universidades e Oportunidades de Trabalho

Curitiba também é uma cidade universitária. Muitos estudantes de todas as partes do Brasil chegam até a cidade para prestar vestibular em universidades públicas e instituições de ensino bem avaliadas. A cidade também recebe jovens recém formados em busca de oportunidades de iniciar a vida profissional. 

Se você se encaixa em uma dessas duas categorias, a procura por kitnets no centro de Curitiba é ideal. Além de um bom custo-benefício, a locomoção até as universidades e todas as opções culturais dão maior destaque para a região central.

Sim, morar no centro de Curitiba vale a pena. Mas antes de tomar uma decisão, sempre faça pesquisas baseadas nas características do imóvel e localização que deseja morar, se preenche todos os requisitos, e procure por imóveis dentro do seu orçamento. Com certeza Curitiba, com sua variedade no mercado imobiliário, vai ter o lar ideal para você.

Agora que você já conhece todas as vantagens desta cidade e conhece nosso blog, que tal receber nossas dicas e conteúdos exclusivos direto no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Redator: Fabrício Toledo

Close