Escrito por 07:51 Destaques, Educação, Paraná

Modelo cívico-militar tem aprovação de 80% das escolas no Paraná

Compartilhe

Quase 80% das escolas estaduais do Paraná incluídas na consulta pública tiveram a mudança para o modelo cívico-militar aprovada até a sexta-feira (30), conforme a Secretaria de Estado da Educação e Esporte (Seed).

A consulta pública, que começou na terça-feira (27), abrange 216 escolas em 117 cidades do estado. Do total, 172 escolas (79,6%) atingiram quórum de votação (metade do total de votantes) e aprovaram a medida, segundo a secretaria. É preciso maioria simples.

Na sexta, o balanço parcial do fim da tarde indicava 75,4% das escolas com aprovação. Neste sábado (31), houve votação em poucos colégios, informou a Seed.

A consulta continuará a partir da quarta-feira (4) nos locais onde o quórum não foi alcançado, visto que segunda-feira (2) é feriado e na terça-feira (3) ponto facultativo.

A secretaria não divulgou o balanço da votação neste sábado e também não informou em quais escolas a consulta vai continuar.

O balanço aponta que mais de 72.405 mil pais, estudantes, funcionários e professores registraram a opinião sobre a proposta de alterar o modelo de ensino.

De acordo com o governo, essas escolas de ensino fundamental e médio, que podem chegar a 10% do total de colégios estaduais, passarão a ter gestão compartilhada entre militares e civis e outras mudanças em fevereiro de 2021.

A consulta ocorre nas próprias escolas, das 8h às 20h. Para votar, é necessário levar documento pessoal com foto. Recomenda-se que cada pessoa leve a própria caneta. Pais ou responsáveis votam de acordo com o número de matriculados sob sua tutela na escola.

G1Foto: Rodrigo Felix Leal

Close