Arquivos

Categorias

Ministério Público vai exigir que ficha-suja devolva ao erário recursos públicos usados em campanha

ADTE362 BSB - 01/02/2018 - TEMER / STF - POLÍTICA – Presidente Michel Temer com a presidente do STF ministra Carmen Lúcia e presidentes senado Eunicio Oliveira e da Câmara Rodrigo Maia e PGR Raquel Dodge durante sessão solene de abertura do ano judiciário no STF, em Brasilia. FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informou na tarde desta sexta-feira (27) que o Ministério Público vai pedir o ressarcimento aos cofres públicos de recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário que tenham financiado a candidatura de políticos inelegíveis nas próximas eleições. As informações são de Rafael Moraes Moura no Estadão.

Sem citar nomes, Raquel também avisou que o Ministério Público vai pedir a impugnação de candidaturas daqueles que sejam enquadrados na Lei da Ficha Limpa, inclusive de presidenciáveis, numa indicação de que atuará para impedir as pretensões eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Recursos públicos que financiam a campanha eleitoral só podem ser utilizados por candidatos elegíveis. Os inelegíveis que gastarem recursos públicos do contribuinte para financiar suas campanhas terão de devolver esses recursos. A disposição do Ministério Público é de cobrar essa devolução, promovendo o ressarcimento aos cofres públicos do financiamento de candidaturas de pessoas inelegíveis”, disse Raquel Dodge, em coletiva de imprensa na sede da PGR, em Brasília.