por 11:11 Sem categoria

MENOS VIOLÊNCIA

Menos violência 

* Prof. José Afonso de Oliveira

Está nas ruas que a violência em Foz do Iguaçu diminuiu, fruto de todo um trabalho policial, através da Operação Foz Segura. Isso, em si mesmo, é muito bom.

Claro está que a violência não pode ser combatida unicamente com a utilização do aparato policial. Este, sem sombra de dúvidas ajuda e muito mas é preciso mesmo muito mais.

Penso que no nosso caso a capacidade de termos uma educação eficiente que possibilite acesso de jovens ao mercado de trabalho é algo fundamental. Ao mesmo tempo em que trabalhar para termos mais empregos a serem ofertados viabiliza uma situação social muito mais equilibrada.

Ora, nem tudo pode ser tarefa do governo. Cidadãos de uma cidade, como somos todos nós, precisam, primeiramente, entender que esta é a nossa cidade, ou seja, a melhor que conhecemos, pois é nela que todos nós moramos.

Somos oriundos de várias cidades, mas escolhemos, por este ou aquele motivo, morar aqui e temos assim uma identidade fundamental com Foz do Iguaçu.

Tendo isso em nossas vidas podemos trabalhar para termos a ampliação da geração de empregos nas áreas da cultura, do lazer e do turismo, marcas fundantes da cidade.

Podemos e devemos também lutar pela melhoria dos nossos sistemas educacionais, sejam eles públicos ou privados. Uma boa educação é sempre a certeza de um grande futuro. Isso significa que vamos tirar crianças e jovens das ruas, da ociosidade e dar a eles uma ocupação própria para a faixa etária que estão vivendo, assim cumprindo cabalmente a legislação em vigor.

A resultante será uma população muito mais feliz, carregada de auto-estima, pois que conseguiu superar grandes problemas, gerando uma sociedade muito mais em harmonia do que em conflitos e, assim sendo, não havendo mais necessidade de apelo para a violência.

Isso não é sonho e sim uma meta de bom viver para todos, sem qualquer tipo de distinção. Conseguir isso está na medida de nossos esforços e em nossa capacidade de entendimento de que isso é muito melhor do que o clima de violência permanente que só possibilita uma situação cada vez mais caótica e difícil.

Diria que a diminuição da violência na cidade é o começo de um novo ciclo social que se assenta sobre a harmonia entre todos.

*José Afonso de Oliveira é professor em Foz do Iguaçu e colaborador do MEGAFONE.

Fechar