Arquivos

Categorias

Medicamentos do SUS terão 100 % de monitoramento

Boca Maldita: Medicamentos do SUS terão 100 % de monitoramento

Um novo sistema criado pelo Ministério da Saúde vai possibilitar o monitoramento em tempo rela de todos os medicamentos do Sistema Único de Saúde. A medida vai permitir o melhor planejamento da compra, do controle da data de validade e a realização de remanejamentos.

Segundo o ministro da Saúde Ricardo Barros, a experiência em quatro estados mostrou que a iniciativa pode evitar desperdícios de até 30% dos fármacos entregues. Se essa economia for replicada em todo o Brasil, a cada ano, mais R$ 1,5 bilhão poderá ser revertido em mais medicamentos para a população.

“Essa é uma ferramenta fundamental para que a gente possa fazer economia e otimizar os recursos da saúde. Hoje existe uma consciência entre todos os gestores para a importância de alimentar o sistema para que possamos evitar o vencimento de medicamentos nas prateleiras, evitar que os medicamentos sejam desperdiçados e fazer o remanejamento dos medicamentos que eventualmente estejam sobrando em um determinado estado ou município para um melhor aproveitamento”, afirmou ministro.

A base entra em funcionamento a partir de 25 de outubro e os estados e municípios têm 90 dias para enviar as informações. Até então, o Ministério da Saúde só recebia 20% dos dados, utilizado por 15 estados para gestão de medicamentos de alto custo. As demais unidades da federação, que representam 80% da demanda, repassavam por telefone ou planilhas.