Arquivos

Categorias

Jornalista Marden Machado receberá a Cidadania Honorária de Curitiba

O jornalista Marden Machado é um dos críticos de cinema mais respeitados do Brasil. Ele receberá o título de cidadão honorário de Curitiba

O jornalista e crítico de cinema Marden Machado será o mais novo cidadão honorário de Curitiba. A Câmara Municipal aprovou com 32 votos a honraria ao potiguar radicado na capital paranaense desde 1992. A iniciativa partiu do vereador Serginho do Posto (PSD), que destacou o trabalho do jornalista como um dos mais respeitados críticos de cinema do país.

A Cidadania Honorária é a principal homenagem da CMC a pessoas não nascidas em Curitiba, mas com contribuição destacada para a cidade.

Nascido em Natal (RN) e criado em Teresina (PI), Marden é jornalista desde 1983. Chegou a Curitiba em 1992 e, além de sua atuação cultural, teve uma longa trajetória institucional: foi o responsável por criar e coordenar, por 30 anos, a Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-PR, aposentando-se em 2023. Durante o debate do projeto, vereadores como Jasson Goulart (Republicanos) e Sidnei Toaldo (PRD) destacaram seu papel inovador à frente da comunicação do Tribunal.

Cinema, livros e voluntariado internacional

Marden Machado é comentarista de cinema da rádio CBN Curitiba desde 2005, curador do Cine Passeio desde 2017, e membro da Abraccine e da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. É autor de cinco livros sobre cinema e mantém um portal e canal no YouTube onde publica suas resenhas.

O jornalista também fez uma doação de 4 mil títulos de seu acervo pessoal para o Cine Passeio e prepara o lançamento de um novo livro: “Cine Marden vai aos tribunais”.

Além de sua carreira na imprensa e na Justiça Eleitoral, Marden também atuou como voluntário da ONU em missões eleitorais internacionais no Camboja, Moçambique e Timor Leste, e participou da missão de paz da ONU na Guiné-Bissau, onde fundou o Departamento de Informações da missão e editou o primeiro manual de estilo da imprensa local.

“Ele assiste pelo menos um filme por dia. Mais do que crítico, é um estudioso da sétima arte”, resumiu Serginho do Posto.

A homenagem reconhece uma trajetória que uniu jornalismo, cultura, serviço público e contribuição internacional – sempre com uma lente crítica voltada ao cinema e à democracia. (com infos da CMC).