por 13:55 Sem categoria

MANIFESTANTES PROMETEM PARAR CURITIBA NO DIA 14 DE AGOSTO

DA JORNADA NACIONAL DAS LUTAS

(clique na imagem para ampliá-la)

LEIA MAIS

por 13:37 Sem categoria

MANIFESTANTES PROMETEM PARAR CURITIBA NO DIA 14 DE AGOSTO

MANIFESTANTES PROMETEM PARAR CURITIBA NO DIA 14 DE AGOSTO

Diversas entidades ligadas aos movimentos popular, sindical e social de Curitiba e Região Metropolitana anunciam uma série de atividades para o dia 14 de agosto, próxima sexta-feira, quando será realizada a Jornada Nacional Unificada de Lutas. Sob os motes "não às demissões, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, e em defesa dos direitos sociais", organizações populares de todo o país sairão às ruas para protestar.

Na capital paranaense a concentração será a partir das 08h00, na Praça Santos Andrade. Há informações de que diversas categorias de trabalhadores farão paralisações em adesão à Jornada de Lutas. Por volta do meio-dia acontece um grande ato político-cultural na Boca Maldita.

O alvo central das manifestações é a crise financeira internacional. Segundo carta publicada pela Comissão Nacional de Organização da Jornada, a crise estourou no centro do sistema capitalista mundial e afeta todas as economias. "Lá fora – e também no Brasil – trilhões de dólares estão sendo torrados para cobrir o rombo nas multinacionais, em um poço sem fim. Mesmo assim, o desemprego se alastra, podendo atingir mais de 50 milhões de trabalhadores", diz trecho do documento.

Ainda de acordo com a carta, o governo brasileiro, que injetou bilhões de reais na economia para salvar bancos, montadoras e empresas de eletrodomésticos e alimentação, tem a obrigação de exigir a garantia de emprego para a classe trabalhadora, em contrapartida à ajuda concedida.

O panfleto que será distribuído no dia já está disponível para download na página da CUT-PR. Para acessá-lo, clique aqui!

A Jornada Nacional de Lutas é organizada pelas seguintes entidades: CMS, CUT, CGTB, CTB, Intersindical, Assembleia Popular, Cebrapaz, CMB, CMP, Conam, FDIM, Marcha Mundial das Mulheres, MST, MTD, MTL, MTST, OCLAE, UBES, UBM, UNE, Unegro/Conen, Via Campesina, CNTE, Circulo Palmarino, Consulta Popular.

:: Reivindicações dos movimentos sociais para enfrentar a crise e suas conseqüências:

· Fim das demissões!

· Ratificação das convenções 151 e 158 da OIT!

· Fim do superávit primário, que enriquece ainda mais a burguesia!

· Redução drástica das taxas de juros!

· Redução da jornada sem redução de salário!

· Manutenção e ampliação dos direitos sociais e trabalhistas – nenhum direito a menos!

· Reforma agrária e reforma urbana, já!

· Fim do fator previdenciário, que impede uma aposentadoria digna!

· Petrobrás e riquezas do pré-sal sob controle do povo.

· Saúde, educação e moradia!

· Uma lei que proíba as demissões em massa!

· Continuidade da valorização do salário mínimo!

· Solidariedade internacional aos povos em luta no mundo todo!

· Contra o latifúndio dos meios de comunicação!

· Contra a privatização dos serviços postais!

:: Plenária final de organização do 14 de agosto
As entidades que promovem a Jornada Nacional de Lutas em Curitiba convocam a última plenária geral de preparação da mobilização para esta terça-feira [11], às 19 horas, no Centro Che [Praça Generoso Marques, nº 90, Galeria Andrade, Edifício Claudia, Sala 202, Centro – Telefone 3024.0614].

Fechar