por 11:00 Sem categoria

Manifestantes Fecharão Ponte da Amizade

Manifestantes Fecharão Ponte da Amizade

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski – SopaBrasiguaia.com

As discussões entre Brasil e Paraguai sobre o status da usina de Itaipu podem resultar no fechamento da Ponte da Amizade, em protesto agendado para os próximos dias 25 e 26. É o que pretendem os ativistas congregados no Congresso Unitário Político e Social (CUPS).

Em entrevista ao jornal ABC Color, Luis Aguayo, coordenador do congresso e líder da Frente Social e Popular paraguaia, revelou que a manifestação, que também tem como pauta, a realização da reforma agrária no Paraguai, contará com a adesão de movimentos sociais brasileiros.

Entre os participantes, estariam o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Pastoral da Terra, que enviariam seus representantes para engrossar o pelotão que se manifestará em oito pontos distintos do Paraguai, entre eles, Ciudad del Este e a Ruta VII.

“Isso será um aquecimento para outras ações maiores. Nossa bandeira é concretizar a reforma agrária, com a mensura nacional e a recuperação das terras mal-havidas, conseguir a renegociação de Itaipu e aprofundar o processo democrático”, revelou Aguayo.

“Vamos fazer a marcha na Ponte da Amizade, com os companheiros do Brasil, para assentar posição sobre a soberania energética e também a integração dos povos”, explicou o coordenador, agregando que as reivindicações terão caráter de exigência, ao invés de meras sugestões aos governos. 

Fechar