Arquivos

Categorias

Mamóvel começa atender população de Quitandinha

O Mamóvel, veículo adaptado para realizar exames de câncer de mama, está instalado em Quitandinha, na região metropolitana de Curitiba. A iniciativa, realizada em parceria com o serviço itinerante do Sesc Saúde da Mulher, é resultado de um projeto de lei da deputada Claudia Pereira (PSC), que criou a Lei do Mamóvel do Paraná (Lei 18.595/2015).

No veículo, no estacionamento do Centro de Atenção de Saúde da Mullher e da Criança, são realizados gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero e ações de Educação em Saúde. O alvo são mulheres de Quitandinha e de Campo do Tenente.

De acordo com Claudia Pereira, o Mamóvel ficará na cidade até o dia 09 de fevereiro. Os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É um trabalho muito importante para a saúde da mulher que vem sendo realizado em parceria do Sistema Fecomércio e o Poder Público”, ressaltou a deputada.

Quitandinha é o segundo município a receber a unidade – a primeira foi Fazenda Rio Grande, em agosto do ano passado. Os atendimentos de mamografia serão voltados principalmente para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e de 25 a 64 anos para os exames preventivos, como de câncer de colo de útero.

As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. A expectativa é que sejam realizados 300 atendimentos para exames de mamografia, 314 para o de citopatológico e 500 pessoas envolvidas nas ações educativas.

Na sequência, o caminhão do Sesc seguirá para outros municípios, atendendo preferencialmente comunidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e alcançando locais onde o exame não está disponível.

O lançamento oficial do Mamóvel em Quitandinha aconteceu na última terça-feira (23), com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, da prefeita de Quitadinha, Maria Julia (PSDB), do diretor regional do Sesc, Emerson Sextos, do deputado estadual Francisco Bührer (PSDB) e do deputado federal Luciano Ducci (PSB).