por 14:47 Sem categoria

MAIO DE 68 – 40 ANOS DEPOIS

Intelectuais paranaense se reúnem no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná no dia 14 de maio para as comemorações dos 40 anos da rebelião estudantil que varreu o mundo em 1968. Um dos coordenadores do evento,José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha, militante do PC do B e ex-preso político, diz ser “emocionante voltarmos ao pátio da UFPR nas condições democráticas atuais”.

O evento, segundo ele, “é para lembrar à sociedade as atrocidades que o regime autoritário cometeu contra a juventude e a uma geração inteira”. Segundo Dr. Zequinha, o evento “Maio de 68 – 40 anos depois” propõe valorizar o passado para construir o futuro. Por isso debaterá em três painéis as seguintes questões: Juventude 68: Repercussões e seus Legados; Anos 80: Democratização da Universidade e do Ensino; e Movimento Estudantil Atual, Demandas e Perspectivas.

Mais informações sobre o ato em nota de Roseli Abrão (www.horahnews.com.br) reproduzida na íntegra em Reportagens.

por 14:45 Sem categoria

MAIO DE 68 – 40 ANOS DEPOIS

Rebelião estudantil
Intelectuais paranaense se reúnem no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná no dia 14 de maio para as comemorações dos 40 anos da rebelião estudantil que varreu o mundo em 1968.

Um dos coordenadores do evento,José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha, militante do PC do B e ex-preso político, diz ser “emocionante voltarmos ao pátio da UFPR nas condições democráticas atuais”.

O evento, segundo ele, “é para lembrar à sociedade as atrocidades que o regime autoritário cometeu contra a juventude e a uma geração inteira”.

Segundo Dr. Zequinha, o evento “Maio de 68 – 40 anos depois” propõe valorizar o passado para construir o futuro. Por isso debaterá em três painéis as seguintes questões: Juventude 68: Repercussões e seus Legados; Anos 80: Democratização da Universidade e do Ensino; e Movimento Estudantil Atual, Demandas e Perspectivas.

A promoção do evento é da União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).
A entrada será gratuita e não é preciso fazer inscrição antecipada.

Dr. Zequinha
Dr. Zequinha, ex-diretor da União Paranaense dos Estudantes (UPE), ficou imortalizado na foto de Edson Jansen, que em 1968 recebeu o Prêmio Esso de Fotojornalismo, quando enfrentava a cavalaria do Exército com um estilingue.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com