Written by 15:06 Brasil, Cotidiano

Maconha é droga leve, diz Tarso Genro

mujica-uruguai-maconha-tarso-genro

Amigo do presidente uruguaio Pepe Mujica, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), não acredita que a medida de regulamentação do uso da maconha no país vizinho afete a fronteira gaúcha e traga reflexos negativos para e nem que influencia medida igual no Brasil a curto prazo.

Em entrevista ao G1, Genro diz estar de cabeça aberta para os efeitos da nova lei em solo uruguaio. Segundo ele, a maconha é uma “droga leve” e o consumo é considerado “um hábito social da classe média”.

“O trânsito de drogas na fronteira tem sido combatido, acredito que não vá influenciar em nada. Não falta maconha no Rio Grande do Sul. Nem aqui, nem em nenhum outro lugar do mundo. As pessoas pensam na maconha de uma forma tranquila. Hoje o consumo é considerado um hábito social da classe média e a questão não está no trânsito da droga, mas na clandestinidade. A maconha é uma droga leve”, opina.

Para o governador gaúcho a experiência do Uruguai vai ajudar os outros países a saber se é uma medida efetiva ou não.

“Não sou usuário, nem defendo o consumo. Acho que a maconha faz mal para a saúde. Também não sou contra a legalização, mas a favor da descriminalização do usuário, tratando isto como uma questão de saúde pública e não uma questão penal”, sustenta.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close