Arquivos

Categorias

LULA EM CURITIBA DIA 17

Lula vem a Curitiba para posse de juiz cego

por Elizabete Castro –  Estado do Paraná

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá a Curitiba no próximo dia 17 para a posse do juiz Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR). Integrante do Ministério Público do Trabalho, Fonseca foi nomeado pelo presidente Lula para o cargo em lista tríplice. Será a primeira vez que a vaga será ocupada por um magistrado cego.

A agenda do presidente Lula poderá ser ampliada para uma visita a Paranaguá, no litoral. O presidente iria participar da solenidade de regulamentação dos lotes onde vivem mais de cinco mil famílias, na Ilha de Valadares. A ilha pertence à União e será formalmente transferida aos moradores mais antigos da região.

A presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a ida de Lula a Paranaguá ainda não foi confirmada. Em Curitiba, o compromisso do presidente deverá ser apenas a posse do juiz do TRT. “A agenda é muito apertada e, dificilmente, poderemos fazer outra atividade”, disse a presidente do PT.

Articulações – A vinda de Lula a Curitiba coincide com o início da segunda rodada de conversas que o PT vem mantendo com os partidos da base aliada para compor, no Paraná, uma aliança de sustentação da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República.

O projeto esbarra na resistência do PMDB em apoiar a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo. A adesão do PMDB alargaria as possibilidades de o senador pedetista aceitar a oferta do presidente Lula para ser o candidato ao governo da base aliada no Paraná. O presidente da República já teve uma primeira conversa com o governador Roberto Requião (PMDB), em Brasília, há quinze dias.

A direção estadual do PT já se reuniu com todos os partidos da base para um contato inicial e agora, a partir da próxima semana, retoma as negociações, informou Gleisi. “Vamos retomar o ciclo de conversas, numa segunda fase. Agora, vamos tentar encaminhar as questões, conversando sobre o que nos une”, afirmou a dirigente do PT. Os primeiros convites para um novo encontro deverão ser endereçados ao PDT e ao PMDB.