Arquivos

Categorias

Juiz autoriza ida de Youssef a CPI da Petrobras

youssef_depoimento

O juiz Sérgio Moro autorizou nesta quinta-feira (23) que o doleiro Alberto Youssef, apontado como o operador financeiro de um esquema de corrupção investigado pela operação Lava Jato, viaje à Brasília para prestar depoimento à CPMI da Petrobras na próxima semana. Conforme despacho do juiz, Youssef, que está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, deve ir ao Congresso na tarde da próxima quarta (29) escoltado pela ou pela polícia legislativa. “Não sendo Alberto Youssef acusado de crimes praticados com violência ou grave ameaça, deve ser evitada a utilização de algemas na apresentação do preso”, assinalou o juiz. As informações são da Folhapress.

Sérgio Moro também destacou que Youssef tem direito de permanecer em silêncio, assim como fez o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa,na segunda vez em que foi à CPI. Ambos firmaram com o Ministério Público Federal um acordo de delação premiada em troca de benefícios como uma pena menor ou mesmo liberdade condicional. Revelaram, por exemplo, uma lista de políticos que teriam se beneficiado com o esquema de desvios de recursos da Petrobras, por meio de contratos superfaturados.

Justamente pelos termos do acordo de delação, o advogado do doleiro, Antônio Figueiredo Basto, já sinalizou que Youssef deverá permanecer em silêncio na CPI. Ele prefere que o depoimento seja marcado para outra data.