Escrito por 18:29 Curitiba, Destaques, Política

José Maria Correia, uma vida dedicada a servir e proteger

Compartilhe

por Fábio Campana

José Maria Correia é o candidato a vereador do MDB que ostenta o currículo mais rico e consistente não só na chapa de seu partido, mas entre todos os candidatos. De minha geração, com os mesmo sonhos de democracia plena, de justiça social e de vigência dos direitos fundamentais do cidadão. Intelectual, excelente cronista, ele foi vereador numa época de transição política. Teve excelentes iniciativas, provando que o papel do vereador não é apenas o de negociar pequenos favores, dar nome a ruas ou títulos de cidadania.

Entre as suas iniciativas que tiveram sucesso, está a criação da Guarda Municipal que hoje, com 1.600 homens, é uma instituição muito importante para garantir a segurança dos curitibanos nas ruas. José Maria é delegado da Polícia Civil e foi dos primeiros a pensar a modernização do sistema de segurança no País. É um dos mais preparados nesta questão e sempre aplicou suas ideias em Curitiba, inclusive como delegado-geral da Polícia Civil. Para que se possa pensar sobre seu trabalho: Ele criou o Grupo Tigre como chefe da Polícia Civil, exemplo de força especial da Polícia.

Sua contribuição como vereador foi fundamental para moralizar e dar dignidade à Câmara Municipal naquela época. Foi ele quem acabou com a aposentadoria imoral, sem tempo de contribuição, dos vereadores. Atitude exemplar e pioneira, seguida depois pelas Câmaras Municipais do Brasil.

José Maria Correia também foi prefeito de Matinhos, o balneário que frequentava desde a infância. Para que se tenha uma ideia de sua capacidade administrativa, lá estabeleceu a Universidade Federal do Litoral, totalmente gratuita e com restaurante, bibliotecas, laboratórios, tudo que se pode oferecer para o funcionamento com qualidade de uma instituição de ensino superior. São mais de cem formandos por ano e 60 professores concursados, o que mudou a realidade cultural da região, fomentando mais cultura , empregos e movimento fora da temporada.

No governo do Estado, José Maria foi presidente da Paranaprevidência e jamais permitiu a cobrança previdenciária de 11 % de aposentados e pensionistas, como acontece hoje. O Programa Viver a Vida para idosos com atividades culturais, de saúde, informática e muito mais.

Enfim uma vida dedicação à servir a causa pública que é o que me impulsiona a pleitear um mandato como ferramenta para trabalhar e reduzir as desigualdades sociais, a violência e a criminalidade em prol dos menos favorecidos e de todos.

E, não devemos esquecer outra preocupação constante do José Maria, o de cuidar e proteger os animais de rua que tanto precisam e sofrem maus tratos. Ou seja, dificilmente alguém encontrará um currículo tão extenso de dedicação à coisa pública com retidão de princípios e respeito aos valores que são fundamento de nossa cultura.

Close