Arquivos

Categorias

Jornalista curitibana lança livro com dicas práticas de oratória

Do blog do Jota Agostinho

“Oratória Descomplicada”, de Adriane Werner, traz orientações básicas para quem quer se comunicar melhor
Dicas práticas de como se comunicar melhor.

Esse é o conteúdo do livro “Oratória Descomplicada”, da jornalista Adriane Werner, que será lançado em Curitiba no dia 21 de junho, quinta-feira.O livro é em formato de bolso e vem acompanhado de um DVD em que a própria autora simula situações comuns do dia-a-dia, mostrando as necessidades de secomunicar de forma clara e objetiva.

“Profissionais das mais diversas áreas têm percebido a necessidade de melhorar suas habilidades em comunicação. Comunicar-se bem, hoje em dia, é uma exigência de mercado”, afirma a jornalista, que está completando vinte anos de atuação em Jornalismo e dez anos de dedicação a treinamentos de Oratória e Técnicas de Apresentação.

Uma das principais dicas do livro é a ideia de que as pessoas devem se comunicar de maneira simples e direta, sem rodeios e floreios.
“Não falamos para impressionar, mas sim para sermos compreendidos, para levarmos nossas mensagens ao público. A época dos discursos pomposos e vazios de conteúdo está ultrapassada, ainda bem!”, diz a autora.

Ela garante, no entanto, que falar simples não é tão fácil, especialmente para profissionais de áreas que têm uma linguagem própria, um jargão típico da profissão ou da categoria.

“Na área jurídica, por exemplo, o hábito de usar expressões não-coloquiais, palavras em latim e muitos adjetivos forma o chamado ‘juridiquês’.

O mesmo acontece entre profissionais da saúde, economistas… Cada profissão tem uma linguagem própria, mas devemos lembrar que quase sempre falamos para plateias heterogêneas, com formação cultural diferente, gostos diferentes, linguagens diferentes.
Por isso, o ideal é buscarmos uma linguagem simples e coloquial, em um tom conversado”, defende a jornalista.

Mas ela mesma alerta: “Isso não significa falar errado ou utilizar vocabulário pobre!”

Para se conseguir a desejada proximidade com o interlocutor, é importante que o orador seja natural e não perca o seu jeito próprio de ser.

“Uma técnica nunca pode se sobrepor ao nosso próprio estilo. As dicas e técnicas devem ser adotadas de forma gradativa, para que a pessoa não perca a naturalidade”, explica a autora.

Com base nessa linha de pensamento, o livro traz dicas de posturas, gestos e conteúdo.

Serviço
LANÇAMENTO DO LIVRO “ORATÓRIA DESCOMPLICADA”, DE ADRIANE WERNER
QUANDO? 21 de junho, às 19h30
ONDE? Livraria Curitiba Megastore – Shopping Barigui
PARA MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:
AW COMUNICAÇÃO: www.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882