Arquivos

Categorias

JORNALISTA BRASILEIRO DESAPARECE NA LÍBIA

Enviado à Líbia para a cobertura da rebelião contra o ditador Muamar Kadafi, o repórter brasileiro Andrei Netto, do "Estado de S.Paulo", está desaparecido desde quarta-feira passada, segundo informou o jornal.

Correspondente em Paris, Andrei entrou em território líbio pela fronteira da Tunísia e chegou, com outro jornalista estrangeiro, perto da cidade de Zawiya, onde forças do ditador líbio travam violentos combates com rebeldes para retomar o controle da região.

Os contatos com o repórter eram feitos inicialmente por email e telefone, mas, desde quarta-feira passada, o jornal não sabe de seu paradeiro. A Embaixada da Líbia no Brasil e o Itamaraty foram acionados, assim como organizações humanitárias.

[Ontem], a direção de redação foi informada de que dois jornalistas teriam sido presos com um líder tribal da região. Procurado pelo jornal, o vice-chanceler líbio disse que a informação era "provavelmente correta", mas que ainda estava tentando confirmá-la.

Três jornalistas da BBC foram presos por 21 horas, na mesma região, por forças do ditador líbio e denunciaram maus-tratos. (Via O Globo)