0 Shares 208 Views

Itaipu vai apoiar os Jogos de Aventura e Natureza 2020

29 de setembro de 2019
208 Views

A Itaipu Binacional anunciou, durante a abertura dos Jogos de Aventura e Natureza, que será uma das patrocinadoras do evento na próxima edição em 2020. O anúncio foi feito pelo diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna, para o público de cerca de dez mil pessoas que visitou o Gramadão da Vila A na tarde de sábado (28).

O apoio tem aderência da missão da Itaipu, de apoiar o desenvolvimento local. Em Foz e região, Itaipu tem sido protagonista e apoiadora de grandes ações e obras estruturantes pra colocar Foz em condições de competir com grandes destinos, como a Ponte da Integração, as obras no aeroporto e a revitalização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

“Hoje, Foz é a capital nacional do turismo, da aventura sadia e do abraço da natureza”, disse Silva e Luna. “A natureza foi muito bondosa com nosso Oeste do Paraná. Nada mais justo que apoiarmos uma iniciativa que une esporte, turismo, saúde e lazer, tendo essa beleza como cenário.”

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, agradeceu pelo apoio e lembrou que o turismo é uma fonte de renda importante. “Os Jogos de Aventura e Natureza têm justamente esse objetivo de movimentar a economia das cidades, promovendo também a saúde, através do esporte. E, é claro, é muito importante poder contar com os nossos parceiros, entre eles a Itaipu, que proporcionou essa festa para a comunidade”, disse.

Helio Renato Wirbiski, superintendente de Esporte do Paraná e ex-funcionário de Itaipu, elogiou a nova administração da Itaipu, que considerou segura e transparente, e os investimentos que têm sido feitos no esporte, na família e em obras importantes para o estado e a região. “É uma grande fomentadora do desenvolvimento na região e no nosso país”, afirmou.

O diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, resumiu: “Itaipu faz parte de Foz. A empresa cresceu junto com a cidade, e também cresce quando patrocina eventos como esse”.

Cores do céu

Quem tirou a tarde para aproveitar o Gramadão foi presenteado com uma festa animada e repleta de novidades. O que mais atraiu a atenção foram os imensos balões de gás hélio, nos quais o pessoal pôde ver o mundo de um ângulo diferente. “Foi uma experiência única, valeu a espera”, disse a estudante Victoria Gonçalves ao desembarcar sorridente.

A única tristeza do passeio, segundo Cleonice Sacoman, é que “dura pouco. Eu amei, queria ficar mais tempo lá em cima”, afirmou. Ela estava acompanhada da filha, Ana Clara Sacoman da Silva, que adorou “ver todo mundo pequenininho, parecendo formiguinhas”.

Nas cores laranja, vermelho, amarelo e azul, os balões eram praticamente uma homenagem às cores do por do sol. E foi logo que o sol se despediu que começou a apresentação da “Banda que Voa” – para encantar a plateia com sua música nas alturas, com músicos e instrumentos suspensos por cabos a mais de 40 metros de altura.

A família Pereira veio do Paraguai para curtir a tarde no Gramadão e estava assistindo ao show de um lugar privilegiado. “Está tudo muito lindo, uma festa linda”, elogiou Laura. A filha, Ana, gostou dos balões, mas o pequeno Cauan foi enfático: “a melhor coisa é a parede de escalada. É muito legal”, garantiu. A gente não duvida!

Jogos de Aventura e Natureza

Em Foz, os Jogos de Aventura seguem até o dia 6 de outubro em quatro modalidades: skate, canoagem slalom, paraquedismo e iatismo (Vela). As competições acontecem em diversos lugares, como na Praça Almirante Tamandaré e nos centros de convivência, no Icli Iate Clube, na Estância Hércules (Skydive Foz) e no Canal de Itaipu.

O evento é promovido pelo Governo do Estado do Paraná com apoio da Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e Sistema Fecomercio. Os jogos começaram em agosto e seguirão até dezembro deste ano, em 26 cidades do Paraná. A expectativa é a participação de 3 mil atletas por etapa, com 20 mil pessoas envolvidas.

Os Jogos reunirão 29 modalidades: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

Programação
30/09 a 04/10 – Clínica de Skate – Centros de Convivência Escola Bairro – 8h30
05/10 – Slalom – Canal da Itaipu – 8h30
05/10- Paraquedismo – Estância Hercules – 8h30
05/10 – Iatismo – Icli Iate Clube Lago de Itaipu – 8h30
05/10- Skate – Praça Almirante Tamandaré – 8h30
06/10 – Slalom – Canal de Itaipu – 8h30
06/10 – Paraquedismo – Estância Hercules – 8h30
06/10 – Iatismo – Icli – Iate Clube Lago de Itaipu – 8h30

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.