Escrito por 10:25 Foz do Iguaçu, Turismo

Itaipu recebe homenagem da Alep por prêmio concedido pela OMT

Itaipu recebe homenagem da Alep por prêmio concedido pela OMT

Menção Honrosa será entregue nesta segunda-feira (29); Assembleia retoma discussões sobre o novo regimento interno

A Itaipu Binacional vai receber, no mês em que comemora a chegada do visitante de número 20 milhões, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, Honrosa por ter recebido o Prêmio Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O ato, com início às 14h30, na abertura da sessão plenária, foi proposto pelo deputado Chico Brasileiro (PSD).

O prêmio foi entregue pela OMT em 20 de janeiro, na cidade de Madri, na Espanha. Durante a solenidade desta segunda, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, falará sobre o Fundo Iguaçu do Turismo como modelo de incentivo ao setor no Paraná. Além de Piolla, receberão a homenagem o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (CTI), Juan Carlos Sotuyo, e a gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes.

Além de participaram do prêmio da CMT 16 projetos de 13 países em quatro categorias. Piolla e Jurema Fernandes receberam o troféu durante a Feira Mundial do Turismo de Madri. O ato representou um reconhecimento importante pelo papel de protagonismo que Itaipu exerce no desenvolvimento do turismo regional. O CTI foi indicado ao prêmio pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.

Itaipu recebe homenagem da Alep por prêmio concedido pela OMT

Novo regimento
Na sessão desta segunda, os deputados retomam também as discussões do projeto de resolução 38/2015, da Comissão Executiva, que institui o novo Regimento Interno da Casa. A proposta foi aprovada em primeiro turno ainda no ano passado e agora poderá receber emendas parlamentares.

O texto é resultado do trabalho da Comissão Especial para Análise e Reforma das Normas do Regimento Interno e tem entre seus principais pontos um Regulamento Específico do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, conforme prevê o artigo 260 do texto regimental ora vigente. Dessa forma, busca resolver antiga situação de precariedade ao definir competências e atribuições do Conselho, conferindo-lhe estrutura e organizando os procedimentos de acordo com preceitos constitucionais e regimentais.

Cisternas
Também em segunda discussão está o projeto de lei nº 488/2015, de autoria dos deputados Gilberto Ribeiro (PSB) e Rasca Rodrigues (PV), dispondo sobre a obrigatoriedade de instalação de cisternas em estabelecimentos como lava-rápidos e postos de combustíveis para fins de captação e utilização da água da chuva na lavagem de veículos.

Outras três matérias em pauta serão votadas em redação final, última etapa de votações em Plenário. Uma delas é o projeto de lei nº 433/2015, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que trata da reserva de vagas de estágio para estudantes da rede pública de ensino; a segunda é do deputado Hussein Bakri (PSC) e dispõe sobre a colocação de placas com informações em todos os monumentos históricos do estado (projeto de lei nº 610/2015).

A terceira proposição em redação final é o projeto de lei 685/2015, do deputado Tião Medeiros (PTB), e altera a Lei nº 15.608, de 16 de agosto de 2007, que estabelece normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios no âmbito dos poderes do Paraná.

Close