por 10:23 Sem categoria

ITAIPU: PARAGUAIO DIZ QUE PROVAS DE CORRUPÇÃO FORAM DESTRUÍDAS

Do Cláudio Humberto:
 
O diretor paraguaio da hidrelétrica de Itaipu, Carlos Mateo, anunciou ontem (18) que funcionários da usina destruíram documentos que poderiam comprovar casos de corrupção no governo anterior do Paraguai. Em conjunto com o Brasil, o Paraguai administra a hidrelétrica sobre o rio Paraná, que produz anualmente 90 milhões de megawatts-hora, divididos em partes iguais.

Mateo disse que três funcionários da direção-geral paraguaia destruíram na tarde de domingo documentos que estariam vinculados à suposta utilização de verbas de Itaipu na campanha eleitoral do Partido Colorado – que manteve uma hegemonia política de décadas no país, até ser derrotado em abril por Fernando Lugo, presidente do Paraguai.

A hidrelétrica foi alvo de inúmeras denúncias de corrupção durante o governo de Nicanor Duarte. O promotor Arnaldo Giuzzio disse que os funcionários envolvidos na destruição dos documentos estão detidos, e que o renunciante chefe de gabinete da entidade – que supostamente autorizou a ação – será chamado a se explicar.

Fechar