Written by 21:48 +, Itaipu Binacional

Itaipu instala estande no Show Rural Coopavel

O estande da Itaipu, o mais inovador de todas as participações da empresa no show Rural Coopavel, começa a ganhar forma. Na 32ª edição da feira, que acontece de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel, a binacional vai reunir num só espaço atividades inéditas de educação ambiental, turismo e divulgação científica.

A Expedição do Conhecimento, projeto desenvolvido em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e a Ciência na Esfera, que exibirá, em um globo suspenso, projeções de imagens da Terra e de outros planetas do Sistema Solar, serão os grandes destaques do estande. Depois do lançamento da expedição, ela percorrerá municípios da região Oeste do Estado, área de abrangência da usina.

Na esfera serão apresentados vídeos sobre biocombustíveis, agricultura e precipitações, temas de interesse dos participantes da feira. O modelo foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) e já faz parte do roteiro de visitas do Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Os tradicionais óculos de realidade virtual, com os quais o visitante poderá fazer um “tour” pela usina hidrelétrica, costumam ser bastante disputado por pessoas de todas as idades.

Na área de 432 metros quadrados ficarão o caminhão-baú da Expedição do Conhecimento, tendas de apoio e um domo geodésico, com 10 metros de diâmetro e capacidade para 40 pessoas, para as projeções da Ciência na Esfera. O estande contará ainda com um espaço de recepção, onde os visitantes poderão assistir ao vídeo institucional de Itaipu, fazer a viagem à usina hidrelétrica com óculos de realidade virtual e retirar as senhas para as sessões dos outros atrativos.

A expectativa de Itaipu é que as novidades atraiam um grande número de visitantes. No ano passado, em cinco dias de feira, o Show Rural Coopavel recebeu um público de quase 290 mil pessoas e movimentou R$ 2,2 bilhões. O evento é considerado um dos maiores e mais importantes do agronegócio brasileiro.

A participação da empresa no Show Rural está sustentada em dois pilares: a produção de energia e a segurança hídrica. As ações de educação ambiental, por exemplo, ajudam na conscientização da população sobre como a qualidade da água ajuda a preservar a vida útil e os usos múltiplos do reservatório.

Imersão tecnológica
A Expedição do Conhecimento vai conduzir o visitante em um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades de educação ambiental. As ações serão oferecidas dentro de um caminhão-baú de 15 metros de extensão e nas tendas de apoio. Cada sessão terá capacidade para dez pessoas.

A visita começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também terá contato com um telescópio solar, uma maquete demonstrando como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú, haverá informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

Em um dos pontos do circuito, o visitante vai aprender como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade pedalando uma bicicleta. Óculos de realidade virtual também levarão o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Outra novidade será um painel interativo com sons de animais em extinção.

Após o Show Rural, a intenção da Itaipu e do PTI é levar a expedição para municípios da região, ampliando o acesso do público às informações de educação ambiental.

Vitrine de Agroecologia
Como nos anos anteriores, a Itaipu vai participar da Vitrine de Agroecologia, em parceria com diversas instituições – como a Embrapa, a Unioeste e a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná (Emater). No espaço, de 4,4 mil metros quadrados, o visitante irá conhecer como funciona uma propriedade rural sustentável e aprender conceitos de agroecologia.

(Visited 11 times, 1 visits today)

Close