por 14:11 Destaques, Itaipu Binacional

Itaipu confirma local do centro cívico de Foz do Iguaçu

O coronel Áureo Ferreira, assessor da presidência da Itaipu Binacional, confirmou nesta quinta-feira, 7, na Rádio Cultura, as conversas adiantadas com o prefeito Chico Brasileiro (PSD) da escolha do local para a implantação do centro cívico de Foz do Iguaçu. A binacional fará a cessão/permuta de uma área na região da Vila A, próximo ao CTG Charrua. O espaço deve abrigar a maior parte da estrutura e órgãos da prefeitura.

“A prefeitura já tem o projeto. O espaço é toda aquela área verde, mais para o lado do CTG Charrua, (na avenida Garibaldi), o projeto arquitetônico é magnífico, o projeto é bem simples, nada de luxo, mas é funcional e Foz do Iguaçu merece”, disse Ferreira.

A Itaipu vai ceder a área, e a prefeitura dará como contrapartida outros imóveis. “Já tem a equivalência financeira dos terrenos, agora é necessário a aprovação da Câmara Municipal, como também terá que ter a aprovação do Conselho de Administração da Itaipu” destacou o coronel.

Serviços – O plano de governo de Chico Brasileiro para os próximos quatro anos prevê a criação de um centro cívico reunindo a maioria dos serviços públicos e de atendimento. “A implantação desse espaço é um desejo da cidade de longa data, de mais de 40 anos, mas antes de tirar esse projeto do papel tínhamos muitos serviços para fazer voltar a funcionar”, afirmou Chico Brasileiro que conversou sobre o assunto na visita do presidente da Itaipu, general Joaquim Luna e Silva, ao gabinete do prefeito.

“O Centro Cívico será criado para que os serviços disponíveis sejam reunidos em um único endereço e tornar mais fácil para o cidadão acessar os serviços e informações”, completou.

A prefeitura tem crédito financeiro necessário para implantar o projeto que desde a década de 80, quando o primeiro plano diretor previa reunir numa mesma área, no caso o trecho da Avenida Paraná entre o trevo da República Argentina e a BR-277, a  maioria dos serviços públicos municipais, estaduais e federais. “Vamos trabalhar com dedicação e com parceiros que realmente se preocupam com o futuro da cidade como a Itaipu Binacional e os governos estadual e federal”.

O secretário municipal de Administração, Nilton Bobato, já havia indicado na segunda-feira, 4, o local e a prioridade na construção do novo espaço. “Temos uma boa negociação, encaminhada com a Itaipu, com busca de recursos via Caixa Econômica Federal”, disse na Rádio Cultura

Bobato disse ainda  que o objetivo é transformar o atual prédio da prefeitura em um atrativo turístico. “Vamos dar início ao projeto de constituição do Centro Cívico, do paço municipal, e o Palácio das Cataratas será um prédio histórico de referência para o turismo”, afirmou.

Fechar