por 17:16 Sem categoria

IstoÉ confirma reeleição de Requião no 1º turno

IstoÉ confirma reeleição de Requião no 1º turno

Requião vence no 1º turno, apontam pesquisas de três institutos diferentes: Ibope, Databrain e SL Consultoria

A revista IstoÉ desta semana confirma a vitória do governador Roberto Requião no primeiro turno, apontada por todas as pesquisas realizadas desde o início da campanha eleitoral. Segundo pesquisa da Databraian, Requião tem 43,4 dos votos contra 27,8% de Osmar Dias, 6,5 de Rubens Bueno e 3% de Flavio Arns. O governador teria 51% dos votos válidos e seria reeleito já no dia 1º de outubro.

De acordo com o Databrain, 56,8% dos entrevistados não irão mudar o voto e 53% acha que Requião será reeleito, contra 20,4% que apostam em Osmar Dias.

Seguindo as projeções da pesquisa, dos 7 milhões e 121 mil eleitores aptos a votar no Paraná, pelo menos 6 milhões e 53 mil já decidiram por um candidato. Requião conta com os votos de 3 milhões e 87 mil eleitores, contra 1 milhão e 979 mil para Osmar Dias. Uma diferença de 1 milhão e 107 mil votos.

Considerando ainda que faltam somente 28 dias para a eleição, Osmar Dias teria que fazer 40 mil votos diariamente para se igualar ao primeiro colocado. Para isso, contando que Requião deixe de ganhar votos.

A IstoÉ confirma as demais pesquisas. Segundo o Ibope, Requião tem 43%, Osmar Dias, 26%, Rubens Bueno 5% e Flavio Arns 3%. O levantamento mais abrangente feito até agora, pela SL Consultoria e pesquisa, com 2.000 entrevistados em 93 cidades do Paraná aponta Requião com 48%, Osmar Dias com 27%, Rubens com 6%, Flavio Arns com 4% e Ana Lucia Pires com 1%.

A quatro semanas das eleições, Requião também consolida a intenção de voto. Segundo a pesquisa espontânea, tem 35% de votos contra 16% de Osmar Dias, 3% de Rubens Bueno e 1% de Ana Lucia Pires.

Confirmação – Pesquisas nos 26 estados e no Distrito Federal (21 delas realizadas já depois do horário eleitoral no rádio e na TV) mostram um quadro de grande estabilidade nas disputas pelos governos locais na comparação com o período inicial do processo, há dois meses: em 19 casos há possibilidade de solução já no dia 1º de outubro. Este é o lead da matéria da Folha de S. Paulo deste domingo (3) que aponta ainda: Também chama a atenção que há igual número de favoritos (19) que representam os grupos já instalados no poder no momento.

Em outro trecho, a matéria aponta o quadro eleitoral disputado no PMDB e no Paraná. “PMDB – tem chances em nove estados e é a sigla mais bem posicionada nas disputas estaduais. Ao todo, nessas localidades, pode governar 33% dos eleitores brasileiros –incluída a região Sul inteira (…) Outro exemplo é o do Paraná, onde o candidato favorito Roberto Requião é considerado auto-suficiente dentro da sigla e pouco disposto a atender o comando central”.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com