por 17:18 Sem categoria

Ipardes apresenta estudo sobre a região Oeste do Paraná

Ipardes apresenta estudo sobre a região Oeste do Paraná

O IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com  o Parque Tecnológico Itaipu, realizam uma oficina de trabalho no dia 27 de agosto, das 14h às 17h30, em Foz do Iguaçu, para divulgar e debater o resultado de uma pesquisa sobre o Oeste do Paraná. O objetivo do estudo é subsidiar políticas de desenvolvimento para a região. Na mesma data e local do seminário, será concedida uma entrevista coletiva, às 13h30, sobre os principais aspectos do estudo.

O estudo sobre a região Oeste é o aprofundamento de uma pesquisa intitulada “Os Vários Paranás”, divulgada pelo IPARDES em 2005. O estudo do Ipardes recorta o Paraná de acordo com  a divisão social do trabalho e identifica seis grandes regiões com significativos desníveis entre si. Este estudo foi um importante instrumento para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Estado cujas linhas de ação estão contempladas no Plano Plurianual 2008-2011.

“As políticas adotadas no Paraná em todas as áreas partiram de um planejamento consistente, que leva em conta as necessidades regionais  para reduzir as disparidades, priorizando as regiões socialmente mais críticas”, observou o presidente do IPARDES,  Carlos Manuel dos Santos. 

Entre os temas mais relevantes abordados no estudo sobre a região Oeste do Paraná, destacam-se: formação e ocupação do território, crescimento e distribuição da população, agropecuária, industria e agroindústria, emprego formal, serviços e comércio, infra-estrutura técnico-científica, tríplice fronteira, royalties e turismo.

SERVIÇO:
Coletiva de imprensa sobre o estudo “O Oeste Paranaense: Especificidades e Diversidades”
Data: 27 de agosto de 2008
Horário: 13h30 às 14h
Local: Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu
Av. Pres. Tancredo Neves, 6.731 – Foz do Iguaçu – PR
Inscrições para a oficina até o dia 26 de agosto: pelo email nuno@pti.org.br ou pelo telefone (45) 3520-6967

Fechar