Arquivos

Categorias

Internet não funcionará direito em seis estádios do Mundial, diz Bernardo

Paulo Bernardo (Comunicações) disse para Folha de S. Paulo que a internet não vai funcionar bem em seis estádios da Copa do Mundo. No Itaquerão e na Arena da Baixada, em Curitiba, até mesmo o sinal normal de telefonia estaria comprometido. A alegação é que as empresas de telefonia não foram autorizadas a instalar antenas para habilitar sinal de internet sem fio (wifi) no Itaquerão, Arena da Baixada, Mineirão (Belo Horizonte), Castelão (Fortaleza) e Arena das Dunas (Natal).

A situação é pior em São Paulo e Curitiba porque, de acordo com Bernardo, não haverá tempo para colocação de antenas externas para reforçar o sinal de celular.Isso causaria o que é conhecido como “efeito Réveillon”. Muitas pessoas tentando usar a rede ao mesmo tempo e a congestionando. Poucas conseguiriam completar ligações ou enviar dados pela tecnologia de celular.

Isso tornaria difícil, por exemplo, para os torcedores, postarem mensagens, fotos ou vídeos nas redes sociais. Paulo Bernardo disse que as teles não foram autorizadas pelos seis estádios a instalar as antenas extras para o funcionamento da internet wifi. Sem estas, a rede não conseguirá dar vazão a demanda dos torcedores. “Posso estar sendo pessimista, mas mesmo que façam agora o acordo para instalação [entre estádios e teles] dificilmente vai dar tempo de fazer serviço de boa qualidade”, comentou o ministro.

Paulo Bernardo afirma que a colocação de antenas para atender a demanda de aparelhos móveis nas cidades-sedes dos jogos da Copa era tarefa imposta às teles e que o serviço está sendo feito. O prazo para as empresas termina neste mês. Já o reforço do sinal dentro dos estádios (o que seria feito com as antenas extras), por outro lado, não é obrigação.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.