por 19:26 Sem categoria

Internet ajuda os eleitores a definir seus candidatos

Internet ajuda os eleitores a definir seus candidatos

A internet se tornou uma ferramenta importante nestas eleições, para quem quiser conhecer melhor o passado do seu candidato, sua atuação em cargos relevantes e suas propostas. Diante dos últimos casos de corrupção – mensalão e máfia das ambulâncias, principalmente -, algumas organizações não-governamentais (ONGs) e entidades da sociedade civil estão recorrendo à rede mundial de computadores para tentar conscientizar o eleitor e as empresas que financiam candidaturas.

Alguns endereços eletrônicos incentivam o eleitor a acompanhar o dia a dia dos políticos pela mídia e até a denunciar candidatos que estejam gastando muito na campanha. "O eleitor tem a responsabilidade, na hora de definir seu voto, de conhecer o passado das pessoas que estão disputando as eleições, para que ele vote consciente e escolha o que quer para o País", alerta o conselheiro da ONG Transparência Brasil Fernando Neves.

Quem quiser conferir o patrimônio do candidato e sua previsão de gastos na campanha só precisa visitar o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br). A página da ONG Transparência Brasil (www.transparenciabrasil.org.br) oferece informações sobre os deputados federais que tentam se reeleger e ex-ocupantes de cargos públicos que disputam uma vaga na Câmara.

Portal da Câmara – Para quem pretende votar em um candidato que já é parlamentar, os sites do Senado (www.senado.gov.br) e da Câmara (www.camara.gov.br) fornecem informações completas sobre a vida e a atuação do candidato.

O portal da Câmara, eleito neste ano, em votação popular, um dos três melhores na categoria "Política" do prêmio Ibest, recebe 44 mil visitas por dia. No site, é possível conferir as proposições apresentadas e relatadas pelo deputado, os discursos feitos em plenário, além da lista de votações e de presença. Nas votações abertas, é possível, inclusive, saber como o deputado votou. Clique aqui e faça uma pesquisa sobre o parlamentar que é seu candidato.

Ainda no endereço eletrônico da Câmara, o eleitor tem acesso à prestação de contas de verbas indenizatórias utilizadas pelos parlamentares destinadas ao ressarcimento de despesas com aluguel, manutenção de escritórios, locomoção, entre outras diretamente relacionadas ao exercício do mandato. O cidadão também pode conferir quantas vezes o deputado viajou em missão oficial, para onde foi, quanto tempo durou a viagem, quantas diárias o parlamentar recebeu e quem pagou sua passagem, além de um relatório sobre as atividades desenvolvidas na missão oficial.

Agência Câmara

Fechar