por 15:38 Sem categoria

ÍNTEGRA DO DISCURSO DE REQUIÃO NA CONVENÇÃO DO PMDB DE CURITIBA, DOMINGO (15)

Quando eu chegava aqui alguns instantes, um jornalista deste famoso jornal paranaense que se chama Gazeta do Povo me perguntava insistentemente: e agora Requião, o que é que você vai fazer, o que é que você vai fazer para mexer nesta eleição? Quais são os teus projetos para o PMDB chegar ao governo?

Seguramente os nossos projetos não passam pelas mentiras da Gazeta do Povo, seguramente os nossos projetos não passam pelo encantamento fácil de um governo municipal que realmente só existe nas obras extraordinariamente caras que daqui para a frente serão comparadas com o custo das obras estaduais e pela fantasia da mídia paga, num determinado momento a mídia impressiona e faz opinião, mas em seguida a realidade começa entrar pela porta e pela janela das casas e as pessoas começam entender o que é um governo de verdade, o que é um governo de fantasia, o que é uma aliança de verdade com políticos sérios e o que é uma aliança mercantil.

Vejam vocês, até outro dia o famoso PPS, o antigo partido comunista do Brasil batia pesado no governo do estado porque meu irmão, Maurício Requião, era secretário de Educação e vocês lembram que na campanha de rádio e televisão eu dizia, me elejam governador e o secretário de educação será o Maurício Requião.

Agora tudo mudou, eles eram contra o que chamavam de nepotismo, me agrediram com todo o seu horário eleitoral durante a última campanha. O PPS era o partido contra o nepotismo, contra a contratação de parentes por mais competentes que fossem, mas hoje os resultados da escolha do Maurício estão aí para o Brasil ver, o Paraná é o estado que tem o melhor ensino público do país e esta vitória, do secretário, dos professores e dos funcionários, me fazem reiterar o compromisso, até o fim do meu governo teremos uma situação estabilizada, o melhor ensino público do Brasil terá o melhor salário de professores do país.

Uma coisa amarrada na outra e quero ver a prefeitura de Curitiba com o PDE (Política de Desenvolvimento Educacional), liberando professores municipais por dois anos para que voltem às universidades, revisando seus conhecimentos, quero ver um plano de cargos e salários decentes como é decente o quadro do estado. Nós do PMDB temos história, temos exemplos e aprendemos administrá-los.

Quero ver a saúde de Curitiba com a qualidade da saúde do Paraná e não esqueçam que os postos 24 horas que existem na cidade foram todos pagos pelo estado e construídos por determinação do estado por empreiteiras contratadas pela prefeitura municipal. Temos que fazer uma comparação clara de princípios de administração. A administração para o capital, para os negócios, para o superfaturamento de obras ou administração para o povo?

Curitiba deve ter um prefeito que seja o prefeito que respeita as pessoas, o prefeito da construção coletiva de uma cidade, o prefeito das administrações regionais, o prefeito da esquina e do amigo da esquina, o prefeito que não privilegia estas fortalezas que são os shoppings centers, onde se encontra a segurança isolada porque o povo marginalizado vive na insegurança.

Nós queremos uma mudança radical, não temos aliança com partidos que negociam legendas. Ontem contra o nepotismo, hoje são a favor do Beto e do seu irmão que é o secretário de Finanças. Nepotismo aqui e nepotismo lá, não é assim, ou o administrador pode ser encontrado em qualquer lugar?

O resultado é que interessa e o resultado da escolha do governo do estado foi publicado pela pesquisa nacional mostrando que o nosso Paraná está avançando. Ainda há muito por fazer, muito por construir, mas nós temos hoje o maior avanço e o melhor ensino público do Brasil. E isso é muito bom.

Me perguntava o repórter da Gazeta o que vamos fazer daqui para a frente. Será que ele não está vendo a vitalidade desta convenção? Aqui não existe mercado, não existe negociação de partido. Como é que se adquire um partido numa coligação? Por compra e venda? Por aluguel? Por leasing?

Como é que os partidos se transformam em partidos contra o nepotismo em partidos que apóiam os nepotes e os absurdos. A incoerência é total, não tem compostura, não tem ética. O que procuram? A modificação, procuram a valorização das empresas privadas enquanto o estado valoriza empresas públicas?

É a informática privatizada da prefeitura contra a Celepar do governo do estado, a Celepar pública que custa barato, que valoriza funcionários e que não se transforma na sinecura do superfaturamento e dos pagamentos absurdos para grupos ligados às coligações. Eles estão todos juntos, se uniram de novo, eles se uniram para tentar tirar o Paraná do caminho certo, querem começar pela prefeitura e com esta associação, que é uma verdadeira sociedade secreta, pretendem avançar para a disputa do governo do estado do Paraná.

A força do PMDB está aqui, o Rodrigo (Rocha Loures) está disputando esta convenção de uma forma limpa e bonita. Meu amigo (Carlos) Moreira começou há muito tempo conversar com vocês e não quero fazer aqui um discurso grande eloqüente, acho que esta convenção será a consagração do velho MDB de guerra e eu de coração gostaria de visitar casa por casa, bairro por bairro desta cidade, como tantas vezes fiz no passado, avançar apesar da imprensa e das redes de televisão rumo a vitória do povo e gostaria que o PMDB hoje aqui nesta convenção consiste e bonita me viabilizasse uma chapa que me motivasse, que me garantisse empolgação para entrar nesta campanha de peito aberto no fim do expediente do Palácio, nos sábados e nos domingos.

O que peço a vocês é o que já se pediu uma vez numa convenção vitoriosa do PMDB de São Paulo quando o povo peemedebista exigiu a chapa (Franco) Montoro e (Orestes) Quércia que foi, pela força do povo e pela força da base, a chapa vitoriosa ao governo paulista.

Peço a vocês que nesta convenção me dêem uma chapa, a chapa do meu coração, a chapa que me parece que viabiliza o nosso avanço, que abre perspectivas claras de vitória, peço a esta convenção a chapa Moreira e Rodrigo para ganhar esta eleição. Não é uma pressão, não é uma pressão, é uma opinião, estou impressionado com o nível dos dois discursos, o Rodrigo que foi meu chefe de gabinete foi brilhante aqui agora, o Moreira, o melhor reitor que esta universidade já teve, trabalha a base do partido e as propostas há mais de um ano, me dêem esta chapa que eu os levarei a vitória.

Obrigado minha gente!

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com