0 Shares 2730 Views

Implantação da Cidade do Conhecimento em Ponta Grossa

11 de junho de 2019
2730 Views

 

O prefeito Marcelo Rangel assinou a lei que autoriza a doação de terrenos à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e que dá início a implantação da proposta chamada Cidade do Conhecimento, núcleo de convergência que concentra inovação e educação em um único lugar. Durante a reunião, Rangel assinou ainda a ordem de serviço para pavimentação do Parque Eco Tecnológico, investimento importante para a instalação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) na cidade.

“Esta é uma reunião histórica. Estamos falando de um investimento que garantirá desenvolvimento, tecnologia e educação para Ponta Grossa. A Cidade do Conhecimento está saindo do papel hoje, com a oficialização da doação do terreno para a UTFPR e com a possibilidade de implantação do Instituto Federal do Paraná em nosso município”, explicou Marcelo Rangel.

Com a assinatura da doação do terreno por parte da Prefeitura de Ponta Grossa, a instalação do IFPR na cidade se torna viável. De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, Paulo Tetuo Yamamoto, é um desejo que a implementação se efetive, com o pensamento no desenvolvimento das pessoas e do município. “A ideia é que com a implantação seja realizado um trabalho através da verticalização do ensino médio, profissional, técnico e superior em conjunto com a UTFPR, onde toda educação seja compartilhada em um único centro”, afirma.

Para o reitor da UTFPR, Luis Alberto Pilatti, com o investimento da Prefeitura a partir da doação do terreno, a criação de um Núcleo de Inovação se torna ainda mais viável. “Quem vê o potencial na educação, vê o futuro. Já possuímos a UTFPR como uma das melhores universidade do país, com a vinda do IFPR e em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa poderemos juntos tudo o que envolve educação em um núcleo e fomentar ainda mais o desenvolvimento científico e tecnológico”, afirma.

Além dos citados, participaram da reunião o diretor Geral do Campus da UTFPR em Ponta Grossa, Antonio Augusto de Paula Xavier, o juiz federal Dr. Antonio Cesar Bocherek, o procurador Geral do Município, João Paulo Vieira, o secretário de Governo, Maurício Silva, o presidente da Câmara Daniel Milla, vereadores e servidores municipais que participaram do processo de doação do terreno.

Pavimentação no Parque Eco Tecnológico
A partir da assinatura da doação de terreno para a UTFPR e a projeção para implantação da Cidade do Conhecimento em Ponta Grossa, o prefeito Marcelo Rangel anunciou durante a reunião o investimento na pavimentação do chamado Parque Eco Tecnológico, local que irá concentrar pesquisas e tecnologias no município. A ideia é que a Cidade do Conhecimento faça parte do Parque Eco Tecnológico.

De acordo com o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Celso Sant’Ana, a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação do local é de grande importância para a UTFPR e, também, para a vinda do IFPR para a cidade. “Fizemos o projeto, as licitações e agora a assinatura do investimento de  R$ 540 mil em uma obra que levará 120 dias para ser concluída”, afirma. De acordo com Sant’Ana as obras devem iniciar dentro de 15 dias.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.