Iguaçuense recebe prêmio Funarte por documentário sobre a artista Maria Cheung

Silvia Spertino, Alex Schorsch e Maria Cheung (Foto: Divulgação)

O filme dirigido pelo fotógrafo e cineasta Alex P. Schorsch, um norte-americano de Chicago que há mais de 40 anos reside em Foz do Iguaçu, destaca a trajetória de Maria Cheung, conceituada artista nascida em Hong Kong, China, e radicada na fronteira trinacional desde 1987.

Alex e a artista visual de Mar del Plata, Argentina, Silvia Liliana Spertino, que também vive na cidade, há quase três décadas, assinam o roteiro que marca a parceria iniciada recentemente, e a estreia de Spertino como produtora.

O documentário mostra, em 17 minutos, a trajetória de Maria Cheung a partir da infância, em Hong Kong, passando pela viagem de navio da China ao Brasil, a chegada da família em São Paulo, sua iniciação nas artes plásticas, até os dias atuais.

Por que Maria Cheung
Para Alex, que também assina a direção de fotografia, seria, além de uma homenagem, um reconhecimento. “Maria Cheung é mundialmente conhecida. Seu trabalho, desenvolvido em Foz do Iguaçu, já rompeu, há algum tempo, as fronteiras do Brasil. Ela tem obras em acervos de importantes museus e galerias, tanto aqui, como no exterior”.

Prosseguindo o diretor salienta o fato de Maria trabalhar e lecionar em seu atelier, em Foz do Iguaçu. “Muita gente desconhece o fato de a cidade abrigar uma artista dessa envergadura, de projeção mundial. Maria Cheung vem acumulando mundo afora prêmios, participações em Salões de Arte e menções honrosas por suas produções que ganham vida por meio de suas obras em cerâmica, em suportes diversos e instalações”, enfatiza.

Prêmio
A decisão de fazer o documentário surgiu de uma conversa entre o casal. Silvia e Alex, grande admiradores da artista, acabaram apostando na ideia de escrever um roteiro a quatro mãos, e filmar.

Finalizado o trabalho, Alex Schorsch decidiu inscrevê-lo no Prêmio RespirArte, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O filme foi premiado na categoria artes visuais e, recentemente, liberado para divulgação.

RespirArte
O Prêmio Funarte RespirArte, de abrangência nacional, é uma seleção de produções artísticas em vídeo. Em 2020 recebeu um total bruto de 8.698 formulários de inscrição, 1.591 destas, para artes visuais. Com o prêmio a Funarte contemplou vídeos inéditos, realizados em plataformas digitais, abertas ao público.

O documentário intitulado “Maria Cheung” encontra-se em exposição permanente no Canal de Youtube.

Nova Empreitada
Mal comemoraram o prêmio, o cineasta lançou-se em uma nova empreitada. Alex trabalha atualmente no roteiro de um novo documentário que contará a história de inúmeras produções hollywoodianas realizadas em Foz do Iguaçu e, das quais participou.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Live Curta Foz do Grupo Tarobá faz sucesso com mais de R$ 1500,00 em descontos.

Foram diversos descontos em passeios e hospedagens, além de sorteios ao vivo.

 

A segunda live e-commerce do Grupo Tarobá ocorreu nesta quinta-feira (18), às 20h, e contou com a participação de três empresas do grupo: Tarobá Hotel, a Agência Combo Iguassu e, o amado aplicativo de descontos, Prime Gourmet Foz. O evento surgiu com a premissa de comemorar o aniversário de dois anos do aplicativo, que conta hoje com mais de 150 vouchers de descontos em restaurantes e atrativos de Foz do Iguaçu. A live toda foi transmitida através do canal da Combo Iguassu no Youtube e contou com mais de 3.592 inscrições para o sorteio principal.

Durante as quase duas horas de live, foram sorteadas 4 camisetas da loja oficial do grupo, 4 diárias no Tarobá Hotel, 2 assinaturas Prime Gourmet e 1 almoço no Rafain Churrascaria, além do sorteio principal de uma viagem para Foz do Iguaçu com hospedagens, passeios e transporte aeroporto + ida e volta para o Paraguai, tudo pago.

A Curta Foz também disponibilizou mais de R$ 1500,00 em descontos em hospedagens e ingressos para os melhores passeios da Terra das Cataratas, assinaturas do Prime Gourmet e combos exclusivos de uma das agências de turismo modelo da cidade, a Combo Iguassu. Os descontos ficaram disponíveis para compra durante as 24h que sucederam a live.

A live foi um completo sucesso, não somente pela chuva de ofertas, mas também pelo carisma das apresentadoras Mayza Machado e Bruna Paz, que embalaram os telespectadores com muito humor até o final do evento. Os preparativos começaram a ser feitos cerca de 3 meses antes e o intuito principal era cativar os turistas para que visitassem a cidade com tranquilidade e segurança, principalmente após a retomada do turismo na cidade.

O grupo já está planejando uma nova live e-commerce para o ano de 2022 e pretende destacar Foz do Iguaçu cada vez mais no turismo nacional e mundial.

Ciência no Parque

O Parque Nacional do Iguaçu promove hoje e amanhã um webinar de divulgação científica na redes sociais, facebook e youtube da unidade de conservação. Serão compartilhados resultados e ideias dos projetos realizados no parque.