por 19:41 Coronavírus no Paraná, Destaques, Foz do Iguaçu

Idosos com mais de 87 anos já podem se vacinar contra a covid em Foz do Iguaçu


A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu iniciou nesta quinta-feira, 18, a vacinação contra a covid-19 em pessoas com mais de 87 anos. “Há pouco mais de uma semana iniciamos a vacinação em idosos com mais de 90 anos, logo reduzimos a idade de corte para 89 anos e agora todos com mais de 87 anos poderão ser vacinados. Enquanto tivermos vacinas para esse público seguiremos reduzindo a idade”, disse Rosa Jeronymo, secretária de Saúde.

Até o momento foram imunizadas 8.517 pessoas – dessas 7.674 receberam a primeira dose e 843 pessoas já receberam a segunda dose da vacina. “As equipes de saúde já vacinaram 327 idosos acamados nas suas casas. Pessoas com mais de 89 anos, foram 399 imunizados. Queremos vacinar ao máximo os idosos com mais idade porque sabemos que os casos letais da doença são predominantes neste grupo”, destacou a coordenadora de Imunização, Adriana Izuka. 

Os idosos com mais de 87 anos que queiram ser imunizados ainda podem procurar o posto de vacinação que fica na Vigilância em Saúde na Vila Yolanda. “As equipes de saúde estão atendendo também por drive-thru, sistema que permite ao idoso ser vacinado sem sair do carro. O idoso dessa faixa etária deve ir direto no posto de vacinação portando documento com foto, CPF e comprovante de residência”, lembra Izuka.

Segundo a Secretaria de Saúde, haverá uma interrupção na aplicação de vacinas contra a covid-19 em trabalhadores da área da saúde. “Vamos fazer uma pausa na vacinação desse grupo, grande parte dos trabalhadores da saúde já foi imunizado e agora aguardamos mais vacinas para retomar a aplicação do imunizante naqueles que ainda não receberam a primeira dose. Não temos uma previsão exata de quando receberemos mais vacinas, esperamos receber logo”, reitera Rosa Jeronymo.

Idosos acamados

Adriana Izuka reforça que o formulário para inscrição dos idosos acamados que desejam receber a vacina contra a covid-19 continua disponível no site da prefeitura. “É preciso acessar o portal http://bit.ly/idososacamadosfoz e preencher a ficha disponível com os dados do idoso. Lembrando que só os acamados com mais de 60 anos receberão a vacina em casa”.

Busca ativa

A Secretaria de Saúde junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada distrito está realizando a busca ativa dos idosos com mais de 89 anos. A medida visa acelerar o processo de vacinação desta faixa etária.

Fechar