Arquivos

Categorias

Idosos ainda não contam com gratuidade nas viagens intermunicipais no Paraná

idosos

do Umuarama Ilustrado

Com a passagem do período de Natal muitas famílias se preparam para viajar. Na rodoviária de Umuarama o movimento é intenso, principalmente de idosos que aproveitam às vagas gratuitas e a possibilidade de descontos nas passagens para as viagens interestaduais. Porém, para as viagens entre os municípios, o Paraná não conta com regulamentação que oferece este beneficio à população da terceira idade.

Deusdedit Rodrigues Santos, de 72 anos, e Josefa da Silva Santos, de 69 anos, estão de passagem por Umuarama. Os idosos vieram de Cianorte com destino a Toledo no oeste do Paraná e tiveram que pagar a passagem. Caso os viajantes estivessem indo para outro Estado, eles conseguiriam desconto de 50% ou assentos gratuitos. “Vamos ter que pagar para ir e vir. Estamos indo ver a família e passar o ano novo com eles”, disse Josefa.

No mês de julho, o deputado estadual Teruo Kato (PMDB) protocolou na Assembleia Legislativa uma proposta de lei para idosos de 65 anos e acima ter direito a passagem gratuita nos ônibus de linhas intermunicipais, públicos ou privados.

Pela proposta, serão reservadas duas vagas por veículo aos idosos que comprovarem renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Quando a procura exceder o limite previsto, as empresas deverão garantir 50% de desconto, no mínimo, no valor das passagens adquiridas por pessoas com 65 anos ou mais.

A proposta ainda não foi votada, ao contrário do Mato Grosso em que a lei nº 8.823, de 2008 regulamenta a gratuidade.

Transporte interestadual
Em relação ao transporte interestadual, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) regulamentou a gratuidade e além da reserva de duas vagas para o idoso com renda até dois salários-mínimos, garantiu o desconto de 50% do valor da passagem quando exceder essas duas vagas.

O desconto será concedido desde que o idoso adquira o bilhete com antecedência de seis horas para viagens com distância até 500 quilômetros e de 12 horas para viagens com distância superior a 500 quinhentos. Outra facilidade para o idoso que utiliza o transporte interestadual é a utilização da carteira do idoso das secretarias municipal e estadual que de Assistência Social para a comprovação da renda, direito não estendido para o transporte intermunicipal.

Movimentação
Segundo o encarregado da Viação Garcia, Robson Silva Souza, a cada ano o número de pessoas que procuram os ônibus para viajar aumenta. Esse ano a empresa teve que aumentar seis carros além da frota convencional. Ainda segundo o encarregado, os idosos estão aproveitando a oportunidade de cadeiras gratuitas e desconto de 50% nas passagens.