Arquivos

Categorias

IDH de Foz do Iguaçu passa de baixo para alto em 20 anos

IDH de Foz do Iguaçu passa de baixo para alto em 20 anos

O IDH de Foz do Iguaçu passou de baixo para alto entre 1991 e 2010. É o que revela o Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, divulgado ontem. Elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro, o Estudo mostra que o crescimento do IDH de Foz é o 29º melhor do Estado, anota a manchete da Gazeta do Iguaçu nesta terça-feira.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) inclui indicadores de três áreas do desenvolvimento humano: educação, renda e longevidade. Por meio dele, é possível verificar uma série de fatores, traçar diretrizes e estipular metas. Para o estudo, foram considerados mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. Estudos anteriores e com base nos dois primeiros censos já foram divulgados.

Porém, a metodologia utilizada para obter as variáveis foi modificada na nova edição, por isso no estudo de ontem aparecem os dados de 1991 e 2000 já com a nova regra, para efeitos de comparação.