por 12:57 Sem categoria

Ideb aponta PR líder na qualidade da educação nas séries iniciais do ensino fundamental e médio

Ideb aponta PR líder na qualidade da educação nas séries iniciais do ensino fundamental e médio

O Paraná melhorou em todas as medições nas três fases de ensino, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007, que avalia o desempenho da educação pública no Brasil, divulgado nesta quarta-feira (11), em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC) em comparação a avaliação realizada em 2005.

O estado ficou em primeiro lugar, com índice de 5,0, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, junto com o Distrito Federal e à frente de Santa Catarina e São Paulo, com 4,9. Também ficou em primeiro lugar, com índice de 4,0, na avaliação do Ensino Médio, igualando-se à Santa Catarina e Distrito Federal.

No desempenho nas séries finais do Ensino Fundamental, o Paraná ficou em segundo lugar, com índice de 4,2, atrás de Santa Catarina e São Paulo, com 4,3. Com estes resultados, o Paraná ultrapassou as metas estabelecidas pelo MEC para 2007 e as também as metas para 2009 nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“Os responsáveis por estes resultados são os diretores, professores, funcionários e os alunos, que tiveram um excelente desempenho no Ideb de 2007. São eles os protagonistas por colocar o Paraná em destaque no cenário da educação brasileira”, destaca o secretário Maurício Requião.

Segundo o secretário, a melhora em todos os indicadores representa o crescimento da qualidade da educação no Paraná. “É inegável que isso significa que estamos conseguindo dar maior qualidade a nossa educação. Também é o resultado do projeto político pedagógico desenvolvido pela Secretaria da Educação”, avalia.

COMPARAÇÃO – O Paraná passou de terceiro lugar no Ideb de 2005, com 4,6, para primeiro lugar, com 5,0, no Ideb de 2007, com um crescimento de 8,6%, ficando a frente dos estados de São Paulo e Santa Catarina. Nas séries finais do Ensino Fundamental, o estado passou de quarto lugar em 2005, com 3,6, para o segundo lugar em 2007, com 4,2. Isso significa um crescimento de 16,6% na comparação entre as avaliações de 2005 e 2007. Os primeiros colocados apresentaram um crescimento menor, sendo de 2,3% para São Paulo e nenhum para Santa Catarina, no mesmo período.

No Ensino Médio, o Paraná passou de terceiro lugar em 2005, com 3,6, para o primeiro lugar em 2007, com índice de 4,0 e um aumento de 11,1% na comparação entre os índices. Também obtiveram o mesmo valor no Ideb o estado de Santa Catarina e o Distrito Federal.

“Dos estados do Sul, o Paraná foi o único com variação positiva em todos os níveis e etapas de ensino no que diz respeito ao rendimento escolar (nota) e fluxo (aprovação de alunos)”, comenta Yvelise Arco-Verde, superintendente de Educação da Secretaria da Educação. Os outros estados com variação positiva foram Acre, Tocantins, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Um dos indicadores que compõem o Ideb é a taxa de aprovação e o Paraná melhorou em todas as fases de ensino na comparação com o Ideb de 2005. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental passou de 89,4% para 92,5%; nas séries finais do Ensino Fundamental passou de 77,8% para 83,5%. No Ensino Médio a taxa de aprovação passou de 77% para 83,6%. “Isso reflete a melhoria da qualidade do ensino da educação pública no Paraná”, destaca Yvelise.

O Ideb foi criado pelo MEC para atender à necessidade de se estabelecer padrões e critérios para acompanhar o sistema de ensino no país. O índice combina taxas de aprovação, repetência e evasão com os resultados das avaliações de desempenho como a Prova Brasil (4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental) e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica, para os alunos do Ensino Médio).

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com