Escrito por 14:03 Brasil, Gleisi Hoffmann, Política

IBGE divulga a pesquisa alvo de censura de Gleisi

IBGE divulga a pesquisa alvo de censura de Gleisi

O IBGE divulgou ontem os números da Pnad contínua, alvo de censura da senadora Gleisi Hoffman (PT) no início do ano. Gleisi perdeu a parada, a pesquisa foi liberada e para seu temor, os dados mostram que a economia e o mercado de trabalho não estão como a propaganda do governo. A taxa de desemprego no país está na casa dos 7,1% – já foi de 8% no trimestre anterior.

O governo e Gleisi trabalhavam com a pesquisa mensal que acompanha o mercado de trabalho nas seis maiores regiões metropolitanas do país. No Senado, Gleisi questionou a metodologia da Pnad contínua, mais abrangente, que envolve 3.464 municípios. As tentativas de Gleisi provocaram os servidores do IBGE que ameaçaram se demitir em caso de suspensão dos levantamentos.

Por fim, o IBGE manteve a pesquisa e os dados, deste novo levantamento, indicam que a população desocupada no primeiro trimestre do ano ficou em 7 milhões de trabalhadores, enquanto o número de ocupados totalizou 91,2 milhões. Entre os empregados no setor privado, 77,7% tinham carteira assinada, um avanço de 1,6 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2013.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close