Written by 15:12 +, Saúde

Hospital Pequeno Príncipe será homenageado em Brasília

O centenário do Hospital Pequeno Príncipe vai ser comemorado em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposição é do deputado Luciano Ducci (PSB). “O Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do país e é referência em transplantes, cirurgias, pesquisa e na formação de pediatras”, disse Ducci. A homenagem ao hospital está marcada para 7 de novembro, às 9h, e será transmitida ao vivo pela TV Câmara.

“Nos 100 anos de atividades, o hospital atendeu milhares de crianças e adolescentes de todo país, reforçando seu compromisso com a causa da saúde infanto-juvenil. Com 32 especialidades médicas de média e alta complexidade em pediatria, destaca-se também pela excelência técnico-científica e pelo atendimento humanizado”, completou Ducci.

Conhecido como berço da pediatria do Paraná, o Hospital Pequeno Príncipe se destaca por ser um centro integrado de diagnóstico e tratamento. As crianças e adolescentes encontram, no mesmo local, uma diversidade de exames e especialidades, o que garante agilidade e precisão no diagnóstico. O mesmo processo ocorre com os tratamentos. O hospital oferece cirurgias complexas e atendimento em unidades de terapia intensiva, além de  terapias, como quimioterapia e fisioterapia.

Histórico – Durante a 1ª Guerra Mundial um grupo de mulheres de Curitiba decidiu viabilizar um inédito atendimento em saúde para a população carente da cidade, notadamente as crianças. Elas conseguem mobilizar médicos e líderes locais e inauguram o Dispensário Infantil, que recebe os primeiros pacientes em outubro de 1919.

Em seguida, lançam o projeto de construção de um Hospital de Crianças. Onze anos de intenso trabalho e mobilização social foram necessários para sua inauguração em 1930. Em 1951, o Hospital de Crianças passou a ser denominado Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta e em 1971 foi inaugurado o Hospital Pequeno Príncipe.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close